Como melhorar a capacitação dos profissionais de segurança do trabalho na proteção contra incêndio? O CAU/SP foi convidado a dar suas opiniões sobre o tema em reunião convocada pelo GTPI, grupo de trabalho ligado à Fiesp.
A capacitação e formação profissional é um tema caro ao Grupo de Trabalho de Prevenção contra Incêndios, do Deseg – Departamento de Segurança da entidade do setor industrial, que organizou em outubro passado um seminário dedicado ao assunto.
Na reunião do último dia 09/02, o Diretor Técnico do CAU/SP, Altamir Fonseca, falou sobre a importância do ensino na arquitetura de segurança contra incêndio como disciplina transversal no curso de Arquitetura e Urbanismo.
O representante do Conselho concordou com a proposta de atualizar o currículo da engenharia de segurança no trabalho, aumentando a carga de disciplinas voltadas à prevenção e combate a incêndio.
Durante a reunião, as opiniões coincidiram sobre a necessidade de incentivar os cursos de pós-graduação em nível de especialização na área de segurança contra incêndio.
Participaram desta reunião pela Fiesp, o coordenador da Divisão Técnica de engenharia de Incêndio Carlos Cotta Rodrigues, o coordenador do GTPI José Roberto Sevieri, e o vice-coordenador Alexandre Chaves Gomes da Silva. Representantes de instituições de ensino superior, a exemplo da Universidade Mackenzie, Unip , FMU, Instituto Mauá de Tecnologia entre outras, além de diversos representantes das áreas técnicas e industriais também estiverem presentes.
Publicado em 14/02/2017
Da Redação