Em uma série de vídeos já disponíveis em seu canal no site YouTube, o CAU/SP apresenta depoimentos de profissionais arquitetos e urbanistas sobre a importância do ensino presencial na formação na área. Em março, uma deliberação do Plenário do CAU/BR decidiu que os CAU/UF não devem registrar egressos de cursos de Arquitetura e Urbanismo realizados na modalidade a distância.
Para o Conselho, a formação remota não prepara adequadamente o estudante e constitui prejuízo para a segurança e bem-estar da sociedade.
Outros conselhos profissionais, a exemplo dos enfermeiros, dos veterinários e dos dentistas, também manifestam críticas à formação integral de profissionais por meio do ensino a distância.
Confira abaixo os primeiros depoimentos da série de vídeos preparada pelo CAU/SP
José Antonio Lanchoti, Coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/SP: “Todos nós sabemos que, para ser um arquiteto e urbanista, você precisa associar a teoria e a prática. Esse conjunto de informações que a gente recebe, de forma presencial, permite que o aluno, junto com os professores, e os colegas (…) possam trocar experiências. Isso enriquece muito a formação desse profissional.”
Gilberto Belleza, ex-presidente do CAU/SP e professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie: “A recente decisão do CAU/BR pela inviabilidade da doação do registro profissional aos profissionais oriundos do ensino a distância (…) mostra o quão importante é a formação desse profissional dentro uma instituição universitária que dê cursos diretamente aos alunos”.
Lilian Dal Pian, arquiteta e urbanista: “O curso de Arquitetura apresenta uma complexidade em seu conteúdo que exige uma interação presencial entre professor e aluno. E por ser uma profissão de ofício, requer também uma série de atividades didáticas, práticas, que precisam ser acompanhas e orientadas presencialmente”.
Lúcio Gomes Machado, arquiteto e urbanista, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP: “A prática profissional do arquiteto e urbanista é exercida predominantemente em grandes e médias equipes. E a troca de experiências durante o aprendizado é uma forma dele [o futuro profissional] também se habituar a trabalhar e criar em equipe”.
Renato Dal Pian, arquiteto e urbanista, professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie: “Eu vejo a educação como um ato social (…), que requer espaços que favoreçam o encontro, a convivência, a comunicação, a formação e a troca de conhecimento. No caso específico da Arquitetura e Urbanismo, essa necessidade se enfatiza, uma vez em que o aprendizado e o desenvolvimento da profissão acontecem coletivamente.”
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Publicado em 25/04/2019
Da Redação