CAU/SP abre processo seletivo para programa de qualificação na Prefeitura de São Paulo com foco em recém-formados – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP abre processo seletivo para programa de qualificação na Prefeitura de São Paulo com foco em recém-formados

Publicação

01.04.2024

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP abre processo seletivo para programa de qualificação na Prefeitura de São Paulo com foco em recém-formados

Foto mostra residencia em favela com as paredes sem cobertura e desenhos (grafites) sobrepostos a um portal de metal e um muro.
As atividades do Programa de Qualificação em Políticas Públicas para Arquitetos e Urbanistas estão alinhadas com programas da Prefeitura de São Paulo para qualificar territórios com elevados índices de vulnerabilidade. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

Até o dia 28/04, estão abertas as inscrições para selecionar profissionais recém-formados(as) para o Programa de Qualificação em Políticas Públicas para Arquitetos e Urbanistas.

Data final para inscrição foi prorrogada para 05/05/2024 – veja nota atualizada: https://bit.ly/CAUSP_Residencia_Prefeitura_2024 (clique aqui)

Este Programa integra o Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura do Município de São Paulo e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP assinado no final de 2023.

O Programa de Qualificação é voltado à capacitação profissional de arquitetos(as) e urbanistas no setor público para realização de atividades teóricas e práticas na Prefeitura de São Paulo.

O foco destas atividades é o Urbanismo Social, bem como Planejamento Urbano, Políticas Públicas, Planos Regionais e Gestão de Patrimônio.

As atividades estão alinhadas com programas da prefeitura com o objetivo de qualificar territórios com elevados índices de vulnerabilidade e promover, por meio da integração de políticas públicas e da urbanização de espaços públicos livres, territórios acolhedores, resilientes e seguros, especialmente para crianças na primeira infância e suas famílias.

A duração prevista do Programa de Qualificação é de 12 meses, com dedicação de 40 horas semanais, considerando 80% em atividades práticas e 20% em atividades teóricas. Está programado ainda o desenvolvimento de Trabalho Final pelos(as) profissionais participantes.

Serão selecionados, em duas etapas, 30 participantes, que contarão com bolsa de estudos de R$ 2.737,40 (dois mil setecentos e trinta e sete reais e quarenta centavos).

O Edital prevê ainda a reserva de 16 vagas para Pessoas com Deficiência (PcD), Social, LGBTQIAPN+, Negros (Pretos e Pardos), Indígenas e Quilombolas, sendo as quantidades, documentação e procedimentos detalhados no Edital.

O início previsto do Programa de Qualificação é dia 10/06/2024, com data de término programada para 10/06/2025.

Há uma série de requisitos básicos a serem preenchidos para o processo seletivo. Entre outros requisitos, o(a) candidato(a) precisa:

  • Ter colado grau em até 5 (cinco) anos a contar da publicação do presente edital (considerar a Data da Colação de Grau), em Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, oferecidos por Instituições de Ensino Superior devidamente reconhecidas pelo MEC, ou em instituições acadêmicas no exterior com diploma revalidado e registro aprovado, nos termos definidos pelo mesmo Ministério e pelo CAU/SP;
  • Estar quite com as obrigações do CAU/SP, com registro ativo e sem débito junto ao CAU, e que não tenha sofrido sanções ético-disciplinares ou que já esteja reabilitado de possíveis sanções que tenha sofrido anteriormente;
  • Ser residente no estado de São Paulo.

 

Os pedidos de esclarecimentos referentes a este processo devem ser enviados à Coordenadoria de Convênios e Parcerias, até 3 (três) dias anteriores ao limite do período de inscrições exclusivamente para o endereço eletrônico: edital.parceria@causp.gov.br

Veja abaixo o Edital de Chamamento Público 002/2024 (Processo Seletivo Público), a ficha de inscrição e demais anexos:

Edital de Chamamento Público 002.2004  ATUALIZADA

ANEXO I – ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO

ANEXO I – APENSO I – Currículos e Certificados

ANEXO I – APENSO II – MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO E INTENÇÃO

ANEXO II – MODELO DE AUTODECLARAÇÃO PARA RESERVA DE VAGAS

ANEXO II – APENSO I – REQUERIMENTO DE INCLUSÃO DE NOME SOCIAL

ANEXO III – MODELO DE TERMO DE COMPROMISSO

ANEXO IV – PORTARIA-NORMATIVA-212-2024

ANEXO V – Acordo_de_Cooperacao_Tecnica_CAUSP_PMSP

ANEXO VI – TERMO DE COMPROMISSO E ADESÃO AO PROGRAMA

EXTRATO DOU

As demais atualizações do Processo Seletivo Público são publicadas no Portal da Transparência do CAU/SP (clique aqui).

 

Atualizado em 15/04/2024

Publicação

01.04.2024

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo