O Centro de Serviços Compartilhados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CSC-CAU/BR) realizou, durante o mês de agosto, 48 horas de manutenções focadas na melhoria do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU).
As ações foram voltadas, principalmente, para o aperfeiçoamento do serviço de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).
No sentido de permitir que as datas das atividades fossem alteradas no SICCAU Profissional, conforme a situação do RRT, o setor realizou a correção dos RRTs Múltiplos e dos RRTs em análise, que antes apresentavam a data bloqueada para edição.
Houve também a correção do erro em que o sistema alterava automaticamente com um dia a mais ou a menos as datas das atividades do RRT, divergindo da data informada na impressão.
Ainda no ambiente profissional, o SICCAU voltou a permitir a emissão de boletos de RRTs em que a data de previsão de término coincide com a data atual; a apresentar a marca d’água na impressão dos RRTs retificados, para diferenciá-los do último retificador válido; e a emitir Declaração de Responsabilidade Técnica com datas iguais às datas do RRT vinculado a ela.
A performance do filtro de RRT também foi aprimorada, o que possibilitou que a maioria dos filtros gere resultados de forma ágil e sem riscos de “timeout”. Enquanto isso, outros filtros estão sendo submetidos a correções e melhorias que em breve serão implementadas, proporcionando geração de relatórios mais eficientes e um suporte aprimorado à fiscalização.
Já no SICCAU Corporativo, agora é possível visualizar normalmente todos os Registros de Responsabilidade Técnica de cargo ou função, após a correção do erro que impedia a visualização dos RRTs Simples com atividade de desempenho de cargo ou função sem data de previsão de término.
No módulo financeiro foi corrigida a listagem dos débitos inscritos em dívida ativa desconsiderando aquele com status de cancelado. O totalizador em tela agora está em conformidade com o total informado no relatório de conciliação bancária em Excel.
O código de barra nos boletos também voltou a aparecer, após alteração no Banco do Brasil.
Novo SICCAU
O CAU/BR está desenvolvendo uma nova plataforma provisoriamente chamada de CAU Digital. A iniciativa visa criar uma solução mais eficiente, amigável e segura, com foco na experiência do usuário.
A reformulação ocorre em resposta às demandas e preocupações manifestadas pelos arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. Após ouvir atentamente os usuários e realizar um diagnóstico, a autarquia identificou problemas estruturais nas tecnologias utilizadas que impedem que o sistema atenda plenamente às necessidades dos profissionais.
Na ocasião do diagnóstico, integrantes do Centro de Serviços Compartilhados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e o presidente do CAU/SC, Carlos Alberto Barbosa, destacaram a importância das melhorias apresentadas.
O primeiro protótipo do CAU Digital foi apresentado pelo gerente do Centro de Serviços Compartilhados do CAU/BR, Bruno Torquato, durante plenária do dia 26/8, que aconteceu em Brasília (DF).
Para ele, o novo sistema é um passo importante no processo de transformação digital que está sendo desenvolvido com foco na otimização do processo de emissão de RRTs e para proporcionar uma interface mais intuitiva e acessível para os usuários.
“Estamos criando um ambiente completamente novo e seguro, com um banco de dados robusto e uma estrutura tecnológica avançada, para garantir uma experiência ágil e confiável para nossos usuários”, explicou Torquato.
O novo SICCAU está sendo projetado seguindo o conceito mobile first, ou seja, pronto para dispositivos móveis.
Haverá também uma versão desktop que ainda permitirá o login via gov.br, trazendo ainda mais segurança com uma plataforma segura, robusta e confiável, amplamente utilizada pela Administração Pública Federal.
Conheça o novo protótipo navegável e envie contribuições (clique aqui)
Fonte: CAU/BR com informações do CAU/SC.