Começou nesta segunda-feira (11/11), no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Ouro Preto (MG), o 45º Fórum de Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (FPRES). No encontro, os presidentes dos CAU/UFs apresentaram informes sobre as iniciativas locais.
Um dos destaques foi o anúncio do CAU/DF sobre um convênio com um fabricante de veículos elétricos para concessão, em regime de comodato e por tempo limitado, de um carro elétrico para uso exclusivo da fiscalização.
Foi debatida no fórum a necessidade de criação de campanhas de conscientização sobre as implicações e os cuidados relacionados à infraestrutura para instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios e edifícios.
Outro ponto abordado foi o retorno positivo da entrega da Carta Aberta aos Candidatos Municipais, elaborada pelo CAU/BR. O documento propõe um pacto pela sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades, com recomendações que buscam capacitar a sociedade a acompanhar e influenciar o desenvolvimento urbano.
Projeto de assistência técnica
A professora Simone Barbosa Villa, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apresentou projetos de tecnologia social voltados para a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).
Financiados pelo CAU/MG, esses projetos envolvem aplicativos de diagnóstico e orientação para melhorias em habitações de interesse social, com foco em inovação tecnológica, impacto ambiental e qualidade espacial.
A apresentação destacou o aplicativo referente ao “Minha Casa sem Dengue”, que busca prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti em áreas de habitação social. Por meio de mapeamento de quintais, monitoramento climático e oficinas comunitárias, o projeto promove práticas de retrofit em áreas externas para eliminar focos do mosquito.
Outro projeto inovador, o “Casa Resiliente – Reforma na Palma da Mão”, utiliza uma plataforma digital para auxiliar moradores e arquitetos em reformas que ampliem a resiliência e o conforto térmico das habitações.
Com o apoio de financiamentos como CNPq, FAPEMIG e do próprio CAU/MG, a iniciativa visa a oferecer soluções práticas para que reformas tornem as moradias mais adaptáveis, saudáveis e adequadas às mudanças climáticas e às demandas trazidas pela pandemia. Mais informações podem ser obtidas no site Mora Pesquisa em Habitação.
O espaço físico e virtual de diversas discussões sobre o habitar faz parte do Núcleo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura (NUPPA) da FAUED/UFU, e conta com mais de 40 pesquisadores atuantes.
Fonte: CAU/BR