A partir desta segunda-feira, 11/11, não haverá mais coleta biométrica presencial nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo estaduais (CAU/UFs), pois a biometria será realizada remotamente, via aplicativo.
“A nova Carteira de Identidade Profissional (CIP) será produzida em uma plataforma segura, fácil de usar e com novas tecnologias”, afirma Patrícia Sarquis Herden, presidente do CAU/BR.
Os profissionais que já efetuaram o pagamento da carteira física, mas não fizeram a coleta biométrica presencial, poderão solicitar o ressarcimento desse valor por meio do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU).
Com a nova carteira digital, não haverá mais qualquer custo para o arquiteto e urbanista registrado. Quem preferir a carteira física também poderá solicitá-la.
“O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) trabalha para promover cada vez mais comodidade, modernidade e segurança para arquitetos e urbanistas”, acrescenta a presidente.
Como toda novidade, o lançamento da carteira digital terá um período de transição. Durante essa fase, o CAU/BR disponibilizará um formulário de pré-cadastro para os primeiros profissionais que quiserem acessar o aplicativo assim que ele estiver disponível para gerar o documento virtual.
Aos profissionais que desejarem permanecer com a atual carteira física com chip, o CAU/BR informa que ela seguirá válida. Quem já possui a carteira física e também deseja acessar a versão digital deverá preencher o formulário de pré-cadastro.
CIP
A carteira de identidade profissional é prova de identificação civil e possui fé pública em todo o território nacional. Além dos dados de identificação, o documento apresenta o título profissional de arquiteto e urbanista e o ano de colação de grau.
Para mais informações, consulte o Portal da Transparência (clique aqui).
Dúvidas podem ser sanadas com a Central de Atendimento nos números 0800 883 0113 (ligação gratuita) e 4007 2613 ou através do chat.
Fonte: CAU/BR