O Conselho de Arquitetura e Urbanismo decidiu ampliar até o dia 31/07 o prazo vencimento da Anuidade 2020 para profissionais e empresas, sem encargos e multas. A prorrogação é válida para quem parcelou a Anuidade e também para quem ainda nada pagou.
Confira as alternativas de negociação para a nova data de vencimento
A decisão foi tomada pelo Conselho Diretor do CAU/BR, em reunião extraordinária, realizada por videoconferência, no último dia 20/03. A medida leva em consideração o grave quadro em que se encontra o Brasil, em razão da pandemia do novo coronavírus, e atende a um pedido do Presidente do CAU/SP e do Fórum de Presidentes de CAU/UF, feito no dia 19/03. Além disso, outras medidas – complementares – estão sendo estudadas.
No documento, o CAU/SP, em conjunto com os demais CAU/UF, solicitou a suspensão das obrigações financeiras dos profissionais registrados até a estabilização do quadro econômico e social do país.
Segundo com o CAU/BR, os arquitetos e urbanistas devem aguardar novas informações, no decorrer dos próximos dias, sobre os procedimentos a serem adotados para emissão de novos boletos, após o ajuste necessário do SICCAU, e outros esclarecimentos.
O Conselho Diretor da autarquia federal informa ainda que “permanecerá atento aos cenários futuros da saúde pública, da economia e das atividades da Arquitetura e Urbanismo no país”, e diz que “novas medidas poderão ser adotadas, objetivando assegurar o atendimento à sociedade e minimizar os efeitos da crise para os profissionais e as empresas”.
ATENDIMENTO REMOTO: recentes providências do CAU/SP
Em função do acompanhamento das ações governamentais e recomendações das autoridades municipais, estadual e federal, o Conselho paulista suspendeu o atendimento presencial, bem como reuniões, eventos e atividades de coleta biométrica, cursos e capacitações – promovidas pelo Conselho ou por entidades parceiras, na capital e interior. Todos os funcionários do Conselho paulista estão atuando em regime de teletrabalho para a manutenção do Atendimento aos profissionais e à sociedade (veja aqui).
Segundo o Presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, as medidas foram tomadas levando em considerações as diretrizes do Poder Público e a preservação do bem-estar de toda a sociedade diante da pandemia.
“Esperamos que essas medidas e o esforço coletivo sejam bem-sucedidos e que, muito em breve, possamos retomar todas as ações do Conselho. As capacitações nas áreas de acessibilidade, BIM, empreendedorismo, normas técnicas, entre outras, e o atendimento também por meio das unidades móveis que voltarão a percorrer todo o Estado, tão logo superemos o período de quarentena”, destacou.
Olho no futuro
O CAU/SP tem ainda mantido contato direto com órgãos de desenvolvimento e fomento do Estado de São Paulo – realizando reuniões por videoconferência – com o objetivo de traçar estratégias conjuntas, visando a retomada econômica do setor de Arquitetura e Urbanismo e da construção civil no próximo período.
Acompanhe as informações no nosso site e em nossas redes sociais (Instagram e Facebook).
Publlicado em 23/03/2020
Da redação