Câmara Temática do CAU/SP para Inteligência Artificial avalia impactos de tecnologias para Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Câmara Temática do CAU/SP para Inteligência Artificial avalia impactos de tecnologias para Arquitetura e Urbanismo

Publicação

26.11.2024

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Câmara Temática do CAU/SP para Inteligência Artificial avalia impactos de tecnologias para Arquitetura e Urbanismo

O impacto da inteligência artificial será o tema central da nova câmara temática do CAU/SP. Crédito: Foto de Matheus Bertelli/Pexels

Qual o potencial de transformação das novas tecnologias de inteligência artificial para o campo da Arquitetura e Urbanismo?

A partir desta inquietação, surgiu a Câmara Temática de Inteligência Artificial (CT-IA), cuja criação foi aprovada na última reunião plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, no final de outubro.

A importância deste debate está na proposta de criação da CT-IA:

“A inteligência artificial, especialmente a IA generativa, possui um potencial transformador no setor, possibilitando novas formas de concepção e visualização de projetos, otimização de processos, e análise preditiva, que podem significativamente aumentar a eficiência e a sustentabilidade das práticas urbanísticas e arquitetônicas. A implementação e integração dessas tecnologias ainda são desafios significativos que requerem discussão aprofundada, pesquisa continuada e adaptação curricular nos cursos de formação”.

Os integrantes (veja lista abaixo) realizaram sua primeira reunião na sede do Conselho no último dia 19.

A Câmara Temática terá como um dos seus principais objetivos fomentar o uso consciente e eficaz da IA. O Conselho considera que os(as) profissionais da área precisam se adaptar e responder adequadamente às exigências do mercado e aos desafios contemporâneos do Urbanismo e da Arquitetura.

A CT-IA também vai funcionar como um órgão de consulta e reporte, produzindo relatórios e recomendações que ajudarão a guiar as políticas do Conselho em relação à integração da IA no exercício profissional.

A formação CT-IA foi proposta pela Comissão de Tecnologias da Informação e Comunicação na Arquitetura e Urbanismo (CTIC-AU – CAU/SP), sendo esta a única Comissão Especial nesta área no âmbito das CAU/UFs.

A CTIC-AU é coordenada pela arquiteta e urbanista Rosana Ferrari, e tem em seus eixos de trabalho a discussão sobre temas na área de tecnologia que sejam do interesse dos(as) arquitetos(as) e urbanistas. Todas as questões debatidas e analisadas pela CT-IA serão deliberadas no âmbito desta comissão.

Confira os integrantes da Câmara Temática de IA do CAU/SP:

Conselheiros(as) do CAU/SP:

Nancy Laranjeira Tavares de Camargo;

Danila Martins de Alencar Battaus;

Rosana Ferrari;

Ana Paula Preto Rodrigues;

Convidados externos:

Cleber Rodrigo Cremer, consultor em soluções tecnológicas;

Renata La Rocca, arquiteta e urbanista;

Igor Lacroix, arquiteto e urbanista;

Ricardo Bianca De Mello, arquiteto e urbanista;

Ligia Vanessa Cardoso, arquiteta e urbanista;

Marcia Helena Souza da Silva, arquiteta e urbanista.

 

Publicação

26.11.2024

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
18.12.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo