O Portal de Atendimento e o chat ganham popularidade como ferramentas de comunicação, obtenção de informações e solução de dúvidas junto ao CAU/SP, como revela o Balanço do Setor de Atendimento neste primeiro trimestre de 2016.
Embora o atendimento telefônico ainda prevaleça – no período de janeiro a março de 2016, o Setor recebeu em média 90 ligações por dia útil na sede do Conselho – o número 66% abaixo do registrado nos primeiros três meses de 2015, e menos da metade do total de chamadas registrado em 2014.
O volume de e-mails enviados também caiu: foram 2.606 mensagens eletrônicas recebidas pelo Atendimento no primeiro trimestre – 36% a menos que o registrado em 2015 nos primeiros três meses.
O Setor de Atendimento, no entanto, manteve a eficiência no retorno aos profissionais: houve um incremento de 37% sobre o volume de e-mails respondidos entre janeiro e março do ano passado.
Chamadas pelo Portal triplicam
O Setor de Atendimento recebeu um total de 653 chamadas pelo Portal neste primeiro trimestre.
O número é 263% superior ao registrado no início do ano passado. Nos últimos 12 meses, a ferramenta tem recebido uma média de 200 chamadas por mês.
O Portal permite que os arquitetos e urbanistas registrados acompanhem o encaminhamento de suas demandas e facilita o monitoramento do próprio Conselho sobre o atendimento.
Por meio do chat – que iniciou suas atividades em maio de 2015–, a equipe respondeu 322 chamadas.
Atendimento pessoal
Em que pesem os recursos da tecnologia à disposição, muitos arquitetos e urbanistas optam por procurar pessoalmente o Conselho, seja comparecendo à sede no centro de São Paulo ou visitando uma das 10 sedes regionais distribuídas pelo Estado.
Na sede da capital, o Setor realizou 365 atendimentos presenciais no primeiro trimestre, quase o dobro do registrado em 2015 no mesmo período, mas praticamente metade do total de atendimentos feitos em 2014, entre janeiro e março.
As sedes regionais contam outra história: somente no primeiro trimestre deste ano, atenderam 1.323 profissionais. Desde junho do ano passado até março, estas unidades contabilizam uma média de 434 atendimentos/mês.
Dúvidas recorrentes
Não importa o meio: as questões de arquitetos e urbanistas em seu relacionamento com o CAU/SP estão concentradas, prioritariamente, em torno de quatro assuntos:
- Registro Profissional;
- Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e Certidão de Acervo Técnico (CAT);
- Identidade Profissional;
- Anuidade;
Muitas dessas dúvidas podem ser resolvidas com procedimentos simples e/ou uma consulta à resolução apropriada.
Confira neste tutorial a orientação do Setor de Atendimento para alguns dos problemas mais frequentes reportados por arquitetos e urbanistas.
Publicado em 23/05/2016
Da Redação