Identificação dos profissionais em obras ou serviços – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Identificação dos profissionais em obras ou serviços

Publicação

01.06.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Identificação dos profissionais em obras ou serviços

É um direito da sociedade e um dever dos profissionais a identificação dos responsáveis técnicos por obras ou serviços em Arquitetura e Urbanismo. Essa identificação deve estar nas placas afixadas a frente das construções, além de constar em documentos, peças publicitárias e outros meios de comunicação que divulguem a obra ou serviço.

Em todas as identificações deve constar:

* O nome do responsável técnico pela obra ou serviço;

* O título profissional e o número de registro no CAU;

* A atividade técnica desenvolvida.

* Contato do profissional ou do escritório (endereço, telefone, e-mail).

Importante: o escritório de Arquitetura e Urbanismo envolvido nessa atividade técnica também deve ser identificado, bem como os Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs) correspondentes.

As placas de identificação do responsável técnico devem ser mantidas no local da obra ou serviço, em local visível e legível para o público, desde o início até o término da atividade técnica. Esse término é claramente marcado pela “baixa” do RRT no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU).

O fornecimento, fixação e manutenção da placa de identificação são de responsabilidade exclusiva do arquiteto e urbanista ou da pessoa jurídica de Arquitetura e Urbanismo envolvida na obra ou serviço.

Caso uma peça publicitária paga por uma construtora ou incorporadora seja publicada sem a correta identificação do responsável técnico, o CAU pode emitir um ofício para a construtora informando da necessidade do cumprimento da Resolução 75 , responsável por regular a identificação em placas e outros. Caso a empresa se negue, o profissional responsável pela obra ou serviço pode fazer uma denúncia ao Conselho, evitando punição pelo descumprimento.

Saiba mais: Resolução 75/2014.

Da redação

Publicado em 01/06/2015

Publicação

01.06.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo