[slideshow id=4]
Simpático às causas da arquitetura e do urbanismo, relator de projetos importantes, entre eles o banimento do amianto na construção civil do Estado de São Paulo, o deputado Marcos Martins, presidiu a Sessão Solene de Posse do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, no último dia 24 de agosto, realizada no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira – Assembleia Legislativa de São Paulo.
A Assembleia Legislativa foi o local escolhido para a ocasião por sua importância política e simbólica para os paulistas, segundo o Presidente do CAU/SP Afonso Celso Bueno Monteiro.
A cerimônia contou com a presença de personalidades, como Ruy Ohtake, Nabil Bonduki, entre tantos que foram prestigiar o evento bem como de representantes das entidades nacionais dos arquitetos e urbanistas – ABAP, ABEA, AsBEA, FNA e IAB, além de inúmeras autoridades dos poderes executivo e legislativo municipais e de Presidentes de CAUs de vários estados. O CAU/BR marcou a solenidade com a presença do presidente Haroldo Pinheiro, da diretora geral Mirna Cortopassi Lobo e do conselheiro José Roberto Geraldine Júnior.
No evento foram apresentados dois vídeos, sendo um deles, institucional do CAU, mostrando a trajetória desde o início da regulamentação da profissão, a criação do Colégio Brasileiro de Arquitetos – CBA, a aprovação da Lei 12.378/10 até os dias de hoje, contando inclusive com imagens cedidas pelo arquiteto e fotógrafo de arquitetura Tuca Reinés. O outro vídeo apresentou todos os conselheiros do CAU/SP.
Como reconhecimento dos arquitetos e urbanistas, o presidente do CAU/BR Haroldo Pinheiro, homenageou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que promulgou a Lei Federal 12.378/2010 de criação do CAU. Lula foi representado pela diretora do Instituto Lula a arquiteta e urbanista Clara Ant, que transmitiu o abraço do ex-presidente aos arquitetos e urbanistas, relembrando o empenho de todos na aprovação da Lei que criou o Conselho.
Representando o conselheiro federal por SP Miguel Pereira, o conselheiro federal suplente, Daniel Amor – também Presidente do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo – SASP – transmitiu aos presentes, a mensagem do presidente da FNA – Federação Nacional dos Arquitetos, Jefferson Salazar reforçando que a criação da Lei foi fruto inquestionável da ação e trabalho do CBA – Colégio Brasileiro de Arquitetos, da qual a FNA é parte integrante.
O presidente Afonso Celso Bueno Monteiro, em seu pronunciamento, ressaltou a responsabilidade e a possibilidade de se construir um Conselho novo, partindo do “zero”, pouco burocrático, com responsabilidade social, consciência ambiental garantindo aos arquitetos e urbanistas paulistas trabalhar em todo o país através do Sistema Integrado de Comunicação do CAU – SICCAU, sistema unificado de identificação dos profissionais, totalmente digital e on-line. Finalizou desejando que o CAU/SP seja um modelo e exemplo a ser seguido, à altura e dignidade dos arquitetos urbanistas de todo o estado de São Paulo.
O evento culminou em uma elegante e agradável confraternização realizada no Hall Monumental da Assembleia.
Assessoria de Comunicação CAU/SP
CEP: 01028-000 – Telefone (11) 3313-2772 – www.causp.org.br