O mês de junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ ao redor do mundo. Para esta data, o CAU/BR, o CAU/SP e diversos CAU/UF lançaram a “Carta pela Equidade e Diversidade no cotidiano e no Conselho da Arquitetura e Urbanismo” com onze ações afirmativas.
Este documento foi construído pela Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade do CAU/BR, comissões e grupos de trabalho dos CAU/UF, incluindo a Comissão Temporária de Equidade e Diversidade do CAU/SP.
Além desta carta, outras iniciativas adotadas pelo CAU/SP para promover a equidade e diversidade são a pesquisa DiversifiCAU, para entender a multiplicidade dos profissionais no estado, bem como o edital para reconhecer projetos dos setores público e privado focados em “Boas Práticas em Equidade e Diversidade” (chamamento público 008/2021).
Confira a íntegra da Carta pela Equidade e Diversidade no cotidiano e no Conselho da Arquitetura e do Urbanismo
As comissões do CAU/BR e as unidades federativas acreditam que o melhor caminho para garantir a equidade e diversidade no conselho seja priorizar as seguintes ações afirmativas:
- Criar instâncias definitivas e dotadas de orçamento para tratar das questões de gênero;
- Revisar os normativos do CAU, incluindo questões de gênero;
- Garantir uma escuta qualificada na ouvidoria e demais canais de atendimento como mecanismos de apuração de casos de assédio, abuso, sexismo etc;
- Qualificar a cadeia da construção civil para naturalizar a participação das mulheres e pessoas em todas as duas diversidades no canteiro de obra;
- Instituir mecanismos para garantir a segurança de fiscais mulheres e pessoas em todas as suas diversidades;
- Oficializar que toda consulta ou estudo promovidos pelo CAU incluam indicadores de gênero, raça, faixa etária, deficiência e renda;
- Implementar no CAU comunicação não sexista, antirracista e inclusiva;
- Promover a equidade e diversidade em premiações e campanhas publicitárias;
- Investir em capacitação do corpo funcional e conselheiros sobre a importância de questões de diversidade e equidade;
- Promover a diversidade e equidade em cargos de livre provimento e nos planos de carreira
- Repensar os ambientes de trabalho, instituindo soluções técnicas, sustentáveis e inclusivas que garantam conforto para todos os tipos de corpos.
Publicado em 15/06/2022
Da Redação com informações do CAU/BR