Maior cidade do país, metrópole global, e lar de 12 milhões de habitantes e de alguns dos maiores marcos arquitetônicos do Brasil, São Paulo celebra nesta terça-feira, 25/01, os 468 anos de sua fundação.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP planeja entregar nos próximos anos um presente para a cidade que concentra a maior população de arquitetos e urbanistas do país: a requalificação de prédio centenário no chamado “Triângulo Histórico” da capital.
Futura sede própria do CAU/SP, o prédio de oito pavimentos foi projetado pelo escritório Ramos de Azevedo (1851-1928) e restaurado em 2002. Conta com instalações modernas, além de localização privilegiada e acessível.
Situado à Rua XV de novembro, está próximo de ícones da cidade, a exemplo do Edifício Martinelli, do “Pateo do Collegio”, do Edifício Altino Arantes (Farol Santander) e do Centro Cultural Banco do Brasil.
Além de sediar as instalações do Conselho atualmente no Vale do Anhangabaú, e oferecer uma melhor infraestrutura de atendimento aos profissionais arquitetos e urbanistas, o prédio deve se integrar à paisagem cultural da cidade.
Há no seu entorno dez centros culturais e 250 bens tombados pelos órgãos de defesa do patrimônio histórico. Mais do que adequado, portanto, que a futura sede própria sirva como fórum de discussão das questões de Arquitetura e Urbanismo pertinentes à cidade e ao Estado de São Paulo.
Publicado em 25/01/2022
Da Redação