Entidades, colegas e personalidades lamentam o falecimento de Paulo Mendes da Rocha – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Entidades, colegas e personalidades lamentam o falecimento de Paulo Mendes da Rocha

Publicação

24.05.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Entidades, colegas e personalidades lamentam o falecimento de Paulo Mendes da Rocha

Jornais, portais de Internet, redes sociais e TVs repercutiram com destaque o falecimento do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha (1928-2021).

A Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo foram alguns dos jornais que publicaram a nota de pesar do CAU Brasil assinado pela presidente Nadia Somekh:  “O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil manifesta imenso pesar pelo falecimento do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, um dos mais destacados e premiados nomes internacionais da profissão nas últimas décadas. Deixa um legado de obras-primas resultado de uma prática profissional marcada pela ousadia e apuro tecnológico”.

“Paulo Mendes da Rocha foi um educador generoso, não apenas como professor, mas também na convivência diária com os colegas com quem trabalhou em projetos e em obras. Expressamos nossos sentimentos aos familiares, aos amigos, aos colegas e à sociedade brasileira como um todo, que perdeu um humanista que expressava com vigor o compromisso social da Arquitetura e Urbanismo”, finalizou

O programa Fantástico da TV Globo e a Globo News dedicaram longo tempo para falar de Paulo Mendes da Rocha, sua vida e obra, além do programa Bom dia Brasil. A presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, falou pelo Conselho:

“O Paulo pensava a Arquitetura para todos. Ele não pensava a Arquitetura para um grupo só de pessoas ou para uma elite. Era para todo mundo. E ele fez projetos sempre para atingir o público maior possível. Eram sempre ações de um arquiteto que estava pensando em todos nós”, afirmou. “E aqui em São Paulo, a gente tem a sorte de ter grandes exemplos, a Pinacoteca [do Estado], a Praça do Patriarca, e o Museu de Escultura [MuBE]”, comentou.

Ela citou uma frase do arquiteto e urbanista: “Não existe a divisão entre o público e o privado, porque tudo é público. As obras dele fazem você se sentir assim: a possibilidade de construir um mundo que seja de todos nós”.

Outras manifestações

Instituto de Arquitetos do Brasil: “Paulo Mendes contribuiu profundamente para a formação da cultura arquitetônica e urbanística brasileira e mundial. Foi presidente nas gestões de 1972-73 e 1986-87 do Departamento de São Paulo, de onde era sócio desde 1955. O arquiteto é autor de obras marcantes na paisagem e na cultura brasileira. O IAB se solidariza com familiares, amigos e colegas e agradece imensamente por toda sua história, contribuições e legado: obrigado, Paulo.”

 

Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas: “A FNA e seus sindicatos filiados lamentam com profundo pesar o falecimento do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, um dos grandes nomes da arquitetura brasileira. O arquiteto foi reconhecido pela Federação em 2010 com o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano (…) A FNA se solidariza com a família e com os amigos neste momento de perda. Mendes da Rocha deixará um vácuo na arquitetura brasileira”

 

Valter Caldana, conselheiro federal do CAU Brasil: “Viveu bem! Viveu a Arquitetura e Urbanismo na sua plenitude. Nos deixa, com sua obra e postura cidadã, a compreensão de uma atuação profissional completa. Acima de tudo, nos deixa um mundo melhor do que encontrou. Obrigado!”

 

Haroldo Pinheiro, ex-presidente do CAU Brasil: “Grande amigo, generoso, foi presidente do IAB/SP e ajudou muito na campanha para criação do CAU, para a qual emprestou seu prestígio pessoal. Me entristece muito saber que não contamos mais com sua inteligência e humor. Envio meu abraço solidário ao colega Pedro Mendes da Rocha. Mais uma tristeza em tempos de tantas tristezas… Deixa uma obra formidável, lastreada em enorme conhecimento técnico e imenso talento, e a lembrança de sua correção profissional e seu brilhantismo intelectual.”

Gilson Paranhos, ex-presidente do IAB/DN: “Obrigado Paulo Mendes da Rocha. Hoje o Brasil perdeu seu melhor arquiteto da atualidade”.”

 

Nivaldo Andrade, ex-presidente do IAB/DN: “Vá em paz, arquiteto! Seu legado são suas obras e seus filhos e filhas, netos e netas! Obrigado pela inestimável contribuição à arquitetura brasileira e mundial! Abraços carinhosos para Pedro Mendes da Rocha, Rita Rocha e toda a família”.

 

Angélica Benatti Alvim, diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie:  “Com a morte de Paulo Mendes da Rocha, a arquitetura brasileira perde, todos perdemos! Genialidade, generosidade e integridade, qualidades inseparáveis deste grande arquiteto, que com certeza é a nossa maior jóia”. 

 

Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo: “Morreu Paulo Mendes da Rocha. Sua estrela brilhará forte como sua arquitetura generosa com a cidade, seu espírito de liberdade e amplidão.”

 

Pedro Cury, arquiteto e urbanista: “Com o falecimento do Paulo Mendes, o Brasil perde um grande nome da cultura brasileira. Sua obra de arquitetura ficara como seu legado e exemplo para os arquitetos brasileiros.”

 

Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, o MuBE: “Hoje, somos só tristeza. Querido mestre, vamos sentir a sua fal:ta.”

 

Pinacoteca do Estado de São Paulo: “Faleceu hoje Paulo Mendes da Rocha, 92, arquiteto premiado e responsável pela grande reforma e readequação do edifício da Pinacoteca de São Paulo. A Pina Luz, como a conhecemos hoje, é fruto do trabalho de Paulo e sua equipe, que nos anos 1990 reformou e atualizou as partes internas do edifício histórico de Ramos de Azevedo para receber com dignidade as obras da coleção, as exposições temporárias e claro, o público. Paulo Mendes da Rocha fará falta para a cultura e para arte do Brasil.”

 

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República: “Nesses dias tristes, onde todos nós perdemos algum familiar ou amigo para a Covid-19, o Brasil perde também Paulo Mendes da Rocha, um dos maiores arquitetos do país. Ele deixou um legado humanista muito além das suas criações em cidades do Brasil e do mundo.”

 

Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal: “É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Aos 92 anos, o maior arquiteto brasileiro da atualidade adquiriu posição de destaque no panorama internacional.  Em 2019, tivemos a grande honra, na presidência do Supremo Tribunal Federal, de contratar o escritório de Paulo Mendes da Rocha para a elaboração do projeto arquitetônico de expansão do Museu do STF, no edifício-sede da Corte. Infelizmente e com grande pesar, não teremos a presença física do arquiteto na inauguração de um dos seus últimos grandes projetos. Mas a memória de Paulo Mendes da Rocha e seus grandes feitos se tornarão eternos na história e na arquitetura do prédio símbolo do STF. Nossa profunda solidariedade aos familiares, à equipe e aos amigos do grande arquiteto.”

 

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo: “A cidade de São Paulo, o Brasil e o mundo perderam hoje uma das suas principais referências arquitetônicas e urbanísticas com a passagem de Paulo Mendes da Rocha. Ao longo de sua vida, o mestre desenvolveu vários projetos reconhecidos pela comunidade internacional. Grande parte de sua obra está na capital paulista, muitas da quais tombadas pelo patrimônio histórico. A Pinacoteca do Estado, o MuBE, a remodelação e a cobertura metálica da praça do Patriarca e, mais recentemente, o projeto do Sesc 24 de Maio são alguns poucos exemplos do legado de Paulo Mendes da Rocha. À família, parentes e amigos os meus sinceros e profundos sentimentos.”

 

Milton Leite, presidente da Câmara Municipal de São Paulo: “A capital paulista, o Brasil e o mundo perdem hoje um gênio da arquitetura: Paulo Mendes da Rocha. Ele, que recebeu todos os prêmios da arquitetura mundial, deixa marcas importantes na cidade,  como a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa. Professor da USP, Paulo Mendes fazia da arquitetura instrumento de liberdade, tanto que chegou a ser cassado pelo regime militar. A Câmara Municipal de São Paulo lamenta o falecimento deste homem que prezou o que temos de mais importante: nossa democracia.”

 

Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo, onde o arquiteto nasceu: ”O mundo certamente terá menos beleza sem os traços marcantes do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, morto hoje. Capixaba, Paulo deixou sua assinatura em obras e projetos cruciais para a cultura, como a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, e o projeto do Cais das Artes, no Espírito Santo. Meus mais sinceros sentimentos à família e aos amigos.”

Ana de Hollanda, ex-ministra da Cultura: Parte Paulo Mendes da Rocha. Perde a arquitetura. Perde o Brasil. Perde a cultura brasileira. Perco um velho amigo.”

 

Paulo Markun, jornalista: “Paulo Mendes da Rocha se foi, depois de 92 anos bem vividos. Muitos falarão sobre a obra, os projetos, as ideias. Prefiro lembrar uma característica acima dessas todas: a gentileza elegante. Sempre receptivo, aberto e atencioso. Um cavalheiro”.

 
Adélia Borges, jornalista, ex-diretora do Museu da Casa Brasileira: Me impressiona muito a genialidade de Paulo Mendes da Rocha, não só na arquitetura, mas sua visão humanista do mundo, sua fala ágil, poderosa e abrangente. Suas palestras e entrevistas eram um bálsamo para a alma, enchiam o nosso peito de entusiasmo e esperança. Sempre muito gentil e paciente com as pessoas que o procuravam”. 

 
Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie: “Simples homenagem do DAFAM a este grande arquiteto, um dos maiores símbolos não somente do modernismo brasileiro, mas de criatividade, pioneirismo e elegância. Agradecemos por todo o seu trabalho e por estar sempre à disposição para conversar e compartilhar sua experiência com es alunes da FAU-Mack. Bom dia, Paulinho, descanse em paz”.

 

Publicado em 24/05/2021
Fonte: CAU/BR com informações do CAU/SP.

Publicação

24.05.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
18.12.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo