O CAU/SP divulga campanha de conscientização da Abrecon sobre a gestão de resíduos e do uso de materiais sustentáveis nas obras de construção e demolição.
De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, as cidades sofrem com a presença de inúmeros pontos de descartes clandestinos e criminosos de entulho (Resíduo da Construção e Demolição), além do gasto que têm com a remoção dos pontos viciados.
Apesar disso, a partir dos resíduos encontrados nos entulhos – como restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc – é possível produzir agregados reciclados (material oriundo da reciclagem de RCD) que são mais baratos e sustentáveis.
Além de benéfico e oportuno para a construção civil, a utilização do agregado reciclado pelas obras, substituindo o agregado natural em inúmeras aplicações, reduz o impacto da construção no meio ambiente e poupa recursos naturais – como pedreiras e portos de areia.
Para mais informações, acesse o site da Abrecon e procure pelo “Manual de Aplicação do Agregado Reciclado – MARE”, projeto desenvolvido pela entidade em parceria com a UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Publicado em 29/12/2020
Da Redação