A exemplo da maioria das reuniões plenárias realizadas ao longo de 2020, a posse dos conselheiros eleitos para a gestão 2021-2023, realizada na sexta-feira, 18, foi feita de forma totalmente remota.
Pela ordem, titular e suplente participaram de teleconferência e formalizaram o ‘aceite’ para a diplomação oficial. O próximo plenário, instância máxima do Conselho, é composto por 154 novos conselheiros, entre titulares e suplentes.
O plenário do CAU/SP, que passa ter 77 conselheiros titulares, é o maior dentre todos os colegiados de CAU/UF porque reflete, proporcionalmente, o tamanho da população de arquitetos e urbanistas registrados no Estado – mais de 63 mil profissionais, a maior do país.
O cargo de conselheiro é honorífico. Entre outras funções, cabe aos novos conselheiros eleger o próximo presidente do CAU/SP na primeira reunião plenária da nova gestão, programada para o início de janeiro.
Despedidas, agradecimentos e desafios
Durante a cerimônia de posse, transmitida online e em tempo real pelo site do CAU/SP, o presidente José Roberto Geraldine Junior agradeceu aos conselheiros da gestão encerrada neste ano por seus esforços durante todo período, mas principalmente nesta etapa da pandemia global.
“É um trabalho difícil, que se tornou mais difícil ao longo de 2020 num contexto de pandemia com o afastamento, o distanciamento, as dificuldades de desenvolvimento dos trabalhos presenciais e o recebimento de processos”, afirmou.
“Exigiu uma disposição, uma disponibilidade de todos, uma doação do seu tempo para o Conselho, para a nossa autarquia(…) Então, gostaria de deixar aqui um grande agradecimento a todos pelo trabalho desenvolvido”, disse, também oferecendo boas vindas aos novos conselheiros.
A conselheira federal por São Paulo, reeleita para o novo mandato, Nadia Somekh, fez um balanço dos últimos três anos e apontou os novos desafios a frente.
“Depois de três anos, o balanço que faço é positivo, (…) nós somos todos conselheiros para melhorar a nossa relação com a sociedade, para dar prestígio social aos arquitetos e para contribuir com a valorização da arquitetura e dos arquitetos”, avaliou.
Pensando na futura gestão, a arquiteta e urbanista apontou os próximos objetivos do futuro plenário.
“A gente tem um duplo papel de comunicação — para fora do Conselho e de outro para dentro”, indicou, também reforçando a necessidade ‘de melhorar a nossa produtividade, a agilização das plenárias e ao mesmo tempo [estabelecer] uma nova conexão com os arquitetos.”
Além de Geraldine e Somekh, os conselheiros que coordenaram algumas das principais comissões do CAU/SP transmitiram suas mensagens de despedida, desejando boa sorte aos novos titulares.
Publicado em 23/12/2020
Da Redação