O CAU/BR está reforçando sua estrutura de tecnologia da informação para implementar as novas funcionalidades do RRT de forma segura e sem interrupções, conforme relatou Thiago Ribeiro, Gerente do Centro de Serviços Compartilhados do CAU, durante a 9ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/SP de 2020, realizada virtualmente no último dia 29/10.
Segundo explicação do gerente, o SICCAU é caracterizado como um “Serviço Compartilhado Essencial”, compreendido no Centro de Serviços Compartilhados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CSC-CAU), e financiado por repasses dos CAU/UFs, conforme a Resolução CAU/BR nº 126.
Thiago Ribeiro relatou ainda que toda a infraestrutura dos sistemas de informação foi refeita como medida de reforço de segurança, após ataque malicioso à infraestrutura da empresa responsável pela sustentação dos serviços em nuvem, isto é, que hospeda todos os principais sistemas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, ocorrido no mês de julho.
As ações coincidiram com a implementação de uma nova plataforma para que o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) fosse capaz de oferecer as novas funcionalidades do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), estabelecidas pela Resolução CAU/BR nº 184/2019.
As funcionalidades, que estão sendo implementadas gradativamente, de acordo com o gerente, atendem às novas regras para a emissão de RRT e CAT-A.
Uma das novidades é a possibilidade de agrupamento de uma série de atividades (assessoria, laudo e consultoria, por exemplo) no mesmo RRT Simples, reduzindo o trabalho para o arquiteto e urbanista, que vai economizar no pagamento de taxas.
“Nós construímos uma nova estrutura para o sistema abarcar as funcionalidades do RRT. Esse processo foi escalonado, e está sendo desenvolvido em etapas considerando o tamanho, a abrangência e a própria complexidade da estrutura do RRT”, afirmou.
Ele indicou ainda que as equipes técnicas dos CAU/UF têm contribuído para esse processo, aproveitando o relacionamento direto das autarquias com os profissionais de seus estados.
Na ocasião, o presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, esclareceu que a autarquia participa como convidada permanente no Colegiado de Governança do Centro de Serviços Compartilhados e que o Conselho paulista indicou técnico para participar do processo de acompanhamento da implementação das novas funcionalidades, segurança e questões de instabilidade.
Saiba mais: Mudanças deixam solicitação do RRT mais fácil e econômica
Publicado em 30/10/2020
Da Redação