[nggallery id=65]
Realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a 2ª Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas cumpriu mais uma etapa preparatória no último dia 30 de outubro, em Sorocaba. Dezenas de estudantes e profissionais da cidade participaram do evento, que nesta edição tem como tema “O arquiteto, o projeto e a qualidade do ambiente construído”, em um prédio da Prefeitura, no Centro da cidade.
O coordenador regional da atividade do CAU/SP, Sergio Baldi, agradeceu a participação dos presentes e ressaltou a importância da Conferência e do interesse de todos em discutir a profissão, antes de apontar os principais temas que seriam abordados durante o encontro: Resolução Nº 51, que trata das atribuições privativas dos arquitetos e urbanistas; a importância do projeto executivo; tabela de honorários; Reserva Técnica; formação e educação continuada.
O recebimento da chamada Reserva Técnica foi um dos temas mais discutidos entre os presentes. “Não se coloca a Reserva Técnica em discussão, se devo ou não devo fazê-la. Está na lei que não pode e ponto”, disse o Diretor de Relações Institucionais do CAU/SP, Carlos Alberto Pupo. “Por isso, é sempre bom ter na mesa do trabalho o nosso Código de Ética, para consulta-lo sempre que precisar”, ressaltou Edison Elito, Conselheiro e Coordenador Adjunto da 2ª Conferência.
Carlos Pupo também falou do trabalho de conscientização que o Conselho está fazendo no combate à prática da reserva técnica, reunindo-se com executivos de grandes lojas do setor de arquitetura e construção. “Mas deve demorar um pouco para se notar os resultados, pois essa cultura ainda está enraizada. Por isso, precisamos, principalmente, do apoio dos colegas da base. Mas tenham certeza de que estamos trabalhando para mudar isso”, completou o diretor.
Antes de encerrar o encontro, ainda foram escolhidos três arquitetos para representar a regional de Sorocaba na etapa final da Conferência, que será realizada em São Paulo nos dias 25 e 26 de novembro: Isadora Casteli, Maria do Carmo Soeiro e Mario Diadami.
Publicado em 04/11/2015
Marco Berringer, de Sorocaba/SP