Até agosto, o Conselho deve oferecer treinamento gratuito para operação do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) em pelo menos um município de cada região do Estado de São Paulo. No próximo dia 17, será a vez de Sumaré, atendida pelo escritório regional de Campinas.
O cronograma dos próximos cursos será divulgado no site do Conselho, pelas redes sociais e pela newsletter semanal, enviada por e-mail para os arquitetos e urbanistas registrados. Até esta semana, São Paulo (dias 04 e 05/07) e São Caetano do Sul (12/07) já sediaram os treinamentos.
O principal objetivo destes treinamentos é capacitar os profissionais para realizarem com eficiência quaisquer demandas nesta ferramenta.
Desde o início de suas atividades, a motivação do Conselho sempre foi atender aos profissionais por meio dos recursos mais modernos da tecnologia da informação, sem uso de papel e de forma remota: de sua residência ou escritório, o arquiteto e urbanista poderia usufruir dos serviços do CAU/SP.
O SICCAU é a interface por excelência dessa relação. Sempre em processo de aperfeiçoamento, o Sistema do CAU permite que o profissional garanta os direitos autorais de sua obra, registre sua responsabilidade sobre uma atividade técnica ou forme seu acervo.
O treinamento oferecido pelo CAU é prático e objetivo. Os participantes aprendem sobre o preenchimento das informações de todas as abas operacionais e funcionais dos módulos do SICCAU, organizadas e sistematizadas conforme rotina e procedimentos, com foco nos procedimentos de RRTs (Registro de Responsabilidade Técnica) e CATs (Certidão de Acervo Técnico).
Além disso, também serão feitos esclarecimentos sobre as resoluções do CAU/BR nº 91 e 93, que tratam, respectivamente, da emissão de RRT e das demais certidões (CAT, certidão de quitação por pessoa física e jurídica, e certidão negativa de débito).
O dia de treinamento também é uma oportunidade para o profissional obter sua Identidade Profissional através da coleta de dados biométricas, etapa essencial para a confecção da carteira, que equivale ao RG.
Atualizado em 17/07/2018
Da Redação