O Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU é a principal ferramenta de relacionamento entre o Conselho e os arquitetos e urbanistas. Portanto, contribuir para o aperfeiçoamento das funções do Sistema está entre as prioridades do CAU. Nesse sentido, uma série de ações realizadas nos últimos meses pela Gerência de Projetos Especiais e Tecnologia (GEPET) do CAU/SP teve seus primeiros resultados apresentados durante a 4ª reunião ordinária do Fórum de Presidente dos CAU/UF, ocorrida nos dias 28 e 29/07, no Rio de Janeiro.
O encontro reuniu presidentes do CAU de todas as Unidades Federativas para deliberações e encaminhamentos. Na oportunidade, o assessor da GEPET, arquiteto e urbanista Frederico Barboza, relatou aos dirigentes uma metodologia simples, desenvolvida no Conselho paulista, que sistematiza demandas para melhorias no SICCAU.
Para isso, o CAU/SP realizou um importante diagnóstico junto aos agentes de fiscalização, traçando necessidades coletivas, estratégicas e prioritárias ao aprimoramento do Sistema – com foco, inicialmente, nas ações de fiscalização.
“Neste trabalho, desenvolvemos uma planilha, a partir de um conjunto de informações objetivas, que reduz a necessidade de interpretação das demandas, e que tem, por princípio, a possibilidade de edição online e simultânea dos técnicos dos CAU/UF”, relatou Frederico.
Para o desenvolvimento adequado da solução, foram realizadas diversas reuniões com os agentes de fiscalização do CAU/SP, espalhados por todas as sedes regionais no Conselho no Estado, por meio de videoconferências. “Assim, pudemos garantir a produção coletiva – essencial para o sucesso da iniciativa, porém otimizando tempo e, principalmente, reduzindo os custos de deslocamento dos colaboradores”, destacou.
Com a repercussão positiva no Fórum de Presidentes, o projeto apresentado pelo CAU/SP pretende eliminar mediadores no processo de atendimento das demandas e, consequentemente, facilitar a apresentação de soluções às necessidades de aperfeiçoamento do SICCAU.
“Nossa intenção agora é replicar processo para outras áreas do CAU, entre elas: atendimento, Ensino e Formação, departamento técnico e financeiro”, informou Frederico.
Publicado em 29/06/2018
Da redação