Realizada nesta quarta-feira, dia 30/01, a 1ª Sessão Plenária Ordinária de 2019 do CAU/SP reuniu os conselheiros paulistas para deliberações e julgamentos de processos éticos. Entre os temas discutidos durante a atividade esteve a reestruturação organizacional do CAU/SP.
Foram apresentados dados a respeito do crescimento operacional do Conselho, desde sua criação, que resultam hoje em uma demanda de reestruturação funcional e de pessoal para o cumprimento de suas finalidades, bem como o atendimento das obrigações legais relacionadas aos órgãos de controle.
Um grupo de trabalho interno foi criado para o desenvolvimento da proposta, apreciada e debatida posteriormente no âmbito da Comissão de Organização e Administração do CAU/SP (COA – CAU/SP).
A apresentação feita aos conselheiros levou em consideração a análise da estrutura organizacional atual; recomendações do relatório entregue em 2015 pela Fundação Instituto de Administração – FIA, referente ao Plano de Gestão Administrativo; fluxos processuais; estudo orçamentário, baseado na deliberação da Comissão de Finanças do Conselho (CPFi – CAU/SP), que limita as receitas correntes com gasto de pessoal; legislações: Instruções Normativas, Deliberações, Regimento Interno, etc; e estudo das demandas, atribuições e funções de cada setor.
A revisão da estrutura organizacional do Conselho deve ainda atender às disposições legais contidas no Regimento Interno, deliberações do CAU/BR, deliberações da COA/SP, Conselho Diretor e legislações.
Os conselheiros tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e encaminhar sugestões ao trabalho, que passará por nova análise da COA – CAU/SP a fim de retornar para aprovação final do plenário.
Publicado em 01/02/2019
Da redação