Em cerca de 300 páginas, o livro “Arquitetura do centro de São Paulo” mapeia as principais obras construídas a partir de 1930 na capital, em mais um projeto que teve parceria de fomento pelo CAU/SP.
A Biblioteca Mário de Andrade, o Instituto Sedes Sapientiae, o edifício CBI Esplanada, o prédio da antiga sede do jornal Estado de S.Paulo, o edifício do Instituto dos Arquitetos do Brasil, o Copan, o Eiffel e o Itália, além da recém-inaugurada unidade do Sesc da rua 24 de maio são alguns marcos arquitetônicos discutidos no livro.
É uma oportunidade de se debruçar sobre o trabalho de Franz Heep, Galiano Ciampaglia, Giancarlo Gasperini, Lina Bo Bardi, Lucjan Korngold, Oscar Niemeyer, Rino Levi, e tantos outros, fundamentais para a capital paulista e para a Arquitetura brasileira.
Aline Coelho Sanches (Escola de Engenharia de São Carlos), Fernando Atique (Unifesp), Fernando Serapião (ed. Monolito), Jaime Cunha Júnior (Unip), Joana Mello de Carvalho e Silva (FAU/USP), Milton Braga (escritório MMBB), Paulo Fujioka (USP-São Carlos) e Rodrigo Queiroz (FAU/USP) assinam os artigos do livro.
As fotografias são de Leonardo Finotti, com imagens da 2ª e 3ª capa de João Xavier.
“Arquitetura do centro de São Paulo” é uma colaboração entre o Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole) e a editora Monolito.
Publicado em 23/02/2018
Da Redação