No canteiro de obras do século 21, a reciclagem dos resíduos da construção civil e as boas práticas na destinação do entulho são as novas palavras de ordem. A mais recente edição da Móbile, a revista do CAU/SP, aborda em detalhe estes temas.
Pioneira da Arquitetura Paisagística no Brasil, Rosa Kliass conta sua trajetória na seção “Entrevista” nesta oitava edição. A luta pela ampliação do campo profissional, seus principais projetos, e a relevância do Paisagismo para o planejamento urbano estão entre os destaques.
Em 2010, uma enchente atingiu e devastou São Luiz do Paraitinga no Vale do Paraíba (São Paulo). O trabalho de reconstrução da cidade, auxiliado por assessorias técnicas públicas através de diversas parcerias, é reconstituído em detalhe na seção “Universidade”, destacando ainda a importância da extensão universitária para a formação de arquitetos e urbanistas.
Quase 50 anos depois de sua criação, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) deve mudar de endereço na capital. Na seção “Em debate”, a discussão sobre o que fazer com a área de quase 70 hectares restante, situada entre os principais eixos viários da cidade e com grande potencial de desenvolvimento.
Dar baixa no Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) protege o profissional de problemas futuros. A Móbile#08 traz um artigo detalhado sobre o tema, incluindo a importância do diário de obra, com o registro de fotos e anotações.
Confira outros destaques desta edição:
- Entidades defendem a importância do projeto completo para obras públicas;
- Assistência técnica de interesse social;
- Existe sustentabilidade paisagística?;
- Arquitetura de Interiores na formação do arquiteto e urbanista;
- A importância da iluminação para os projetos;
- E na página de concursos: as obras selecionadas para o stand brasileiro na UIA 2017 em Seul.
Confira a edição#8 da revista Móbile.
Publicado em 19/07/2017
Da Redação