[imagebrowser id=109]
Os projetos vencedores da categoria Arquitetura do Prêmio APCA 2016 foram temas de mesas de discussão, em um evento realizado no Museu da Casa Brasileira, nesta quarta-feira, 05/04.
A mesa de abertura contou com a participação do presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza.
“É um prazer poder participar de um evento como esse, dessa qualidade, com essa relevância e de extrema credibilidade. Mais do que tudo, de valorização à Arquitetura”, disse ele.
O CAU/SP apoiou o evento com o patrocínio da publicação “APCA 2016 Arquitetura”, material gráfico de 52 páginas que apresenta os projetos premiados na categoria Arquitetura, acompanhados de análises dos integrantes do júri de profissionais e críticos que fizeram a seleção.
O patrocínio de eventos e de publicações relacionadas à Arquitetura e Urbanismo faz parte das iniciativas do CAU/SP. “Dessa maneira colaboramos para a divulgação de nossa profissão e valorizamos o papel do arquiteto e urbanista na sociedade e na cultura brasileira”, justifica o presidente.
Antes de encerrar sua participação, Belleza lembrou que, no ano passado, este foi o último prêmio que o arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva recebeu em vida. “Foi, sem dúvida, uma linda homenagem”, disse.
Fundada em 1956 como Associação Paulista de Críticos de Teatro, a entidade adotou em 1972 o nome atual e, aos poucos, foi somando novas categorias à premiação. A categoria de Arquitetura foi criada em 2010.
A cerimônia para a entrega dos troféus aos vencedores do Prêmio APCA 2016 está marcada para 15 de maio, no Teatro Municipal de São Paulo.
Confira os premiados de 2016 na categoria Arquitetura:
Trajetória: Sergio Ferro
Urbanidade: Projeto Ruas Abertas – Avenida Paulista / Fernando Haddad
Obra de Arquitetura: Escola Senai São Caetano do Sul / NPC Grupo Arquitetura
Preservação do Patrimônio Moderno: Luciana Brito Galeria
Pesquisa: Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores / Tuca Vieira
Fronteiras da Arquitetura: Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro / Fernando Meirelles, Daniela Thomas e Andrucha Waddington
Apropriação Urbana: Ocupação Hotel Cambridge
Publicado em 06/04/2017
Da Redação