Ampliar o diálogo com os profissionais, aproximar as entidades e movimentos sociais dos debates acerca de temas de interesse comum, fortalecer as ações institucionais do Conselho e, com isso, contribuir para o desenvolvimento pleno, reconhecido e ético do exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Esse conjunto de intenções tem sido o principal motivador de atividades pautadas na agenda do CAU/SP no último período.
Nesta sexta-feira, dia 09/03, o Presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, esteve na sede do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo – SASP para um encontro com representantes da entidade, bem como de lideranças de movimentos sociais de moradia, habitação e desenvolvimento urbano.
Na ocasião, o Presidente do SASP, Maurilio Chiaretti, ressaltou o interesse dos profissionais na aproximação com o Conselho, em especial tendo em vista as ações voltadas ao tema da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), que tem sido uma relevante frente de atuação e interesse também do Sindicato.
Neste sentido, Geraldine destacou que o CAU/SP e o CAU/BR já definiram o tema como pauta prioritária dos órgãos, com a destinação obrigatória de no mínimo 2% do orçamento dos Conselhos para ATHIS.
“Queremos fomentar ações de capacitação e sensibilização para a atuação na área de ATHIS e, somente no CAU/SP, teremos quase 1 milhão de reais destinados a esse investimento. Para isso, precisaremos do apoio das entidades”.
O Presidente do CAU/SP enfatizou ainda que a competência primordial do Conselho deve ser a fiscalização do exercício profissional, em defesa da sociedade, mas que “o incentivo à capilarização de iniciativas e projetos de interesse da categoria é um viés muito significativo”.
O objetivo do encontro foi o de convidar as lideranças presentes para contribuir com o debate acerca de propostas que deverão ser sistematizadas pelo SASP para apresentação junto ao Colegiado Permanente das Entidades de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CEAU/SP, que deve se reunir em breve na sede do Conselho paulista.
“As importantes contribuições que certamente vocês nos trarão devem ser encaminhadas ao CEAU/SP e às Comissões internas do CAU/SP para que possam subsidiar as discussões e construir uma agenda contínua de diálogo com as mais diversas frentes envolvidas no âmbito da atuação profissional. É fundamental a participação de todos”, conclui o Geraldine.
Publicado em 09 de março 2018
Da Redação