Um grupo de arquitetos e urbanistas da região de Cotia-SP visitou a sede do CAU/SP na última segunda-feira, dia 06/08. Na ocasião, Mariana Meneghisso Pasquotto, Alexandre Pasquotto e Célia Horita foram recebidos pelo Presidente do Conselho, José Roberto Geraldine Junior. Os profissionais relataram suas experiências e conheceram alguns projetos desenvolvidos pelo CAU/SP no último período, especialmente voltados à geração de emprego e renda.
As ações derivadas do convênio entre o CAU/SP e o CAU/BR, que trata do Projeto de Internacionalização dos serviços de Arquitetura, estiveram entre os temas do encontro. O objetivo do Projeto é capacitar escritórios de pequeno e médio portes para atuação no mercado internacional, a partir de suas particularidades e desafios específicos.
O Presidente do CAU/SP apresentou dados sobre a demanda crescente de serviços no setor pelo mundo e exemplificou oportunidades de trabalho existentes para os profissionais brasileiros. “A qualidade da Arquitetura brasileira é reconhecida internacionalmente e entendemos que é possível transformar esse reconhecimento em trabalho e renda para nossos profissionais, gerando oportunidades de trabalho em território brasileiro”, acredita Geraldine.
O grupo de arquitetos relatou a experiência vivida por eles, no mês de abril de 2018, em visita à Feira do Móvel durante a Semana de Design de Milão (Itália). Uma delegação de autoridades brasileira, incluindo representantes do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, Itamaraty, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil e do CAU, também acompanhou o evento. O Conselho participou, na ocasião, de encontros, reuniões e atividades promovidas pelo Governo brasileiro para aprofundar as relações com autoridades, representações de entidades e profissionais estrangeiros.
Para Mariana Pasquotto, a experiência foi proveitosa e trouxe resultados surpreendentes. De acordo com a arquiteta, ao retornar ao país e compartilhar, entre clientes e o público em geral, por meio das redes sociais, informações sobre a atividade internacional vivida, seu escritório foi procurado para a realização de novos projetos voltados à Arquitetura de Interiores. “Acredito que a divulgação dessa experiência pode ter sido relevante”, disse.
A perspectiva do CAU/SP, segundo Geraldine, é também atuar para o crescimento da exportação de serviços de Arquitetura – frente à demanda internacional crescente – e fortalecer as ações com foco na ampliação do mercado interno. “Intensificamos nossas ações de valorização profissional e temos articulado diversas iniciativas junto aos setores da construção e órgãos públicos. Além disso, estamos trabalhando na construção de ações de qualificação da formação dos profissionais e na capacitação para as mais amplas oportunidades de geração de emprego e renda no nosso setor”.
Publicado em 10/08/2018
Da redação