“Climate Change Action!” é o tema do Dia Mundial da Arquitetura 2017, comemorado anualmente na primeira segunda-feira de outubro. De acordo com a União Internacional de Arquitetos (UIA), responsável pela escolha do tema, “a ameaça da mudança climática é real. A urbanização rápida e o aumento do número de edifícios estão aumentando nosso consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gás estufa”.
A União Internacional dos Arquitetos reúne associações profissionais de 124 países, representando cerca de 1,5 milhão de profissionais. Recentemente, o arquiteto e urbanista brasileiro Roberto Simon, atual ouvidor do CAU/BR, foi escolhido para ser o representante das Américas no Conselho Mundial da UIA.
Congresso Mundial UIA 2020
Em 2020, o Rio de Janeiro sediará o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, promovido desde 1948 pela UIA. No último dia 07/09, a entidade entregou a bandeira da entidade à delegação brasileira responsável pela organização da UIA 2020, em cerimônia realizada em Seul (sede da atual edição do Congresso Mundial).
Entre os dias 07 e 10/10, o CAU/BR realiza, também no Rio de Janeiro, a sua II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, que tem como tema central justamente o Congresso Mundial: “Todos os Mundos – Rumo a UIA.2020.RIO”.
O objetivo do evento é aproximar os arquitetos e urbanistas da sociedade para debater temas relevantes para Arquitetura e Urbanismo, a exemplo da renovação dos centros urbanos, as fragilidades das periferias, o impacto das novas tecnologias na reorganização das cidades, a assistência técnica para habitação de interesse social, a prática profissional, a ética e o ensino.
Publicado em 05/10/2017
Da Redação