Os presidentes das entidades que compõem o Colegiado Permanente das Entidades de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CEAU-SP participaram na última quarta-feira, dia 25/04, da primeira reunião do grupo em 2018, realizada na sede do CAU/SP, na capital paulista.
Estiveram presentes: Nina Vaisman, presidente da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas); João Carlos Correia, presidente da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo); Fernando Tulio Salva Rocha Franco Presidente do IAB-SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil); e Maurílio Ribeiro Chiaretti, presidente do SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo). Também compõe o Colegiado Edison Borges Lopes, presidente da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura).
Na ocasião, Maurílio Chiaretti foi eleito coordenador do Colegiado, tendo como coordenadora adjunta Nina Vaisman. O calendário das reuniões foi discutido, assim como questões sobre a dinâmica dos encontros, temas e propostas de pauta.
Entre os principais assuntos debatidos, esteve a pauta legislativa, em especial o posicionamento das entidades e do Conselho em relação à tramitação do Projeto de Lei 9.818/2018, de autoria do deputado federal Ricardo Izar (PP-SP), que prevê a revogação da prerrogativa legal do Conselho para definir as áreas de atuação privativa dos arquitetos e urbanistas e as áreas de ação compartilhada com outras profissões regulamentadas.
De acordo com os membros do CEAU-SP, ações integradas de âmbito nacional já estão sendo preparadas, bem como a repercussão da discussão nos estados e junto aos parlamentares de cada unidade federativa.
Uma proposta de realização de eventos e seminários sobre temas de interesse dos profissionais, desde política urbana até ensino e formação, foi apresentada e deve ser implementada no próximo período.
Publicado em 27/04/2018
Da redação