Presidentes dos CAU de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rondônia, Santa Catarina e Paraná estiveram reunidos na sede do Conselho paulista, nesta quarta-feira, dia 04/07, para a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Presidentes de CAU/UF sobre Planejamento Estratégico. O GT foi constituído na 4ª reunião ordinária do Fórum de Presidentes, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 29/06.
Foram apresentadas experiências já realizadas pelo país para a troca de impressões sobre as ações e o compartilhamento dos processos de construção dos planos estratégicos.
A Presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, fez um relato detalhado da experiência vivida no estado, expondo como o Conselho catarinense tem trabalhado para atualizar os projetos da autarquia frente a necessidades e desafios.
Segundo Daniela, “o foco do GT é alinhar o planejamento estratégico dos estados ao do CAU/BR, atualizando e ajustando a rota com as novas demandas e cenários, dando continuidade aos trabalhos e projetando as ações para 2019”.
Na ocasião, a Presidente do CAU/SC compartilhou com os demais participantes da reunião detalhes sobre a criação de uma metodologia dinâmica, desenvolvida em Santa Catarina, que possibilitou o envolvimento da maioria dos conselheiros no diagnóstico e organização do plano de ação do CAU/SC.
Para José Roberto Geraldine Junior, Presidente do CAU/SP, a criação do GT deve fortalecer as ações estratégicas do Conselho em nível nacional. “A troca de experiências, cenários e informações sobre os desafios particulares e comuns entre as diversas realidades do país nos dará mais uma oportunidade de qualificar a gestão do nosso Conselho”.
O gerente de Projetos Especiais do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, acompanhou a reunião e enfatizou a necessidade do fortalecimento da articulação de demandas estruturais, em todas as esferas de atuação do CAU, para que seja possível impulsionar pontos estratégicos do Conselho.
“Aperfeiçoar o Sistema de Informação e Comunicação do CAU – o SICCAU, contribuir para a qualificação do ensino e formação dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo no país e garantir a excelência nas ações de fiscalização do exercício profissional são alguns dos aspectos fundamentais para o planejamento estratégico do CAU e devem ser estruturadas de forma conjunta”, acredita.
Após o encontro, o Presidente do CAU/MG, Danilo Batista, manifestou interesse em conhecer detalhes do trabalho desenvolvido pela gerência de Projetos Especiais do CAU/SP com vistas na implementação do modelo em Minas Gerais.
A próxima reunião do Grupo de Trabalho está prevista para ser realizada no dia 17/07.
Publicado em 06/07/2018
Da Redação