A cooperação técnica entre o CAU/SP e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, firmada em dezembro último, vai envolver a publicação de livros, brochuras e folders, bem como a realização de palestras, oficinas e outras atividades de caráter educativo e técnico.
Os dois órgãos públicos firmaram no final de dezembro um Termo de Cooperação Técnica, cujo escopo foi discutido em reunião na sede do CAU/SP no último dia 22/01 na sede do Conselho na capital paulista.
A proposta de escopo para o Termo de Cooperação inclui material relativo ao patrimônio do Estado, a exemplo de livros, fôlderes, e mídia digital sobre a Arquitetura paulista, a partir do período colonial.
O foco destas publicações será, inicialmente, bens tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). As publicações devem conter dados sobre o processo de tombamento e estudos temáticos, acrescidos de desenhos, gráficos e mapas.
A intenção é tornar público um corpo de conhecimento produzido pelo órgão mas de circulação restrita.
O Termo de Cooperação também inclui a realização de palestras e oficinas para arquitetos e urbanistas, e sociedade. O objetivo é fornecer capacitação técnica e social, bem como educação patrimonial.
A cooperação técnica entre CAU/SP e Secretaria de Cultura, por meio do UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico), ainda abrange a implementação da “Lista do Patrimônio Paulista em Perigo” (inspirada em programas similares no âmbito da Unesco e na Inglaterra); e na formulação e implementação de um sistema estadual de conselhos de patrimônio cultural no Estado.
Saiba mais: CAU/SP assina Termo de Cooperação Técnica com Secretaria de Cultura de São Paulo
Publicado em 24/01/2019
Da Redação