O exercício profissional do arquiteto paisagista, a sustentabilidade no paisagismo e a Infraestrutura Verde são os temas dos boletins elaborados pelo GT Arquitetura Paisagística e que estão à disposição no site do CAU/SP.
No Boletim Nº 1, o GT aborda a importância do arquiteto paisagista para a melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas e rurais:
“Em seus projetos, ele tem a condição de manejar a complexidade ecológica, econômica e social de cada lugar, para enfrentar os inúmeros problemas cotidianos, advindos do padrão brasileiro de urbanização. ”
“Existe Sustentabilidade Paisagística? ” é a questão debatida no Boletim Nº2, que também trata da atuação do arquiteto paisagista com os objetivos de preservar “paisagens, biomas e ecossistemas, envolvendo as ações de salvaguarda e de melhorias”.
Já no Boletim Nº3, o foco é a ideia de Infraestrutura Verde: “um complexo sistema flexível aberto e disperso, capaz de ir se adaptando às circunstâncias em contínua transformação, trabalhando com as diferentes pulsações e ritmos das paisagens urbanas e dos processos naturais que as tornam habitáveis. ”
Nos próximos meses, o GT vai publicar Boletins sobre os temas “Patrimônio e Paisagem”, “projetos de paisagismo e decoração artística”, “Plano Diretor de Paisagem”, entre outros.
Confira os boletins já publicados.
Publicado em 13/04/2017
Da Redação