A Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) se manifestou a favor da suspensão imediata do funcionamento dos cursos de Arquitetura e Urbanismo à distância, por meio de carta aberta divulgada nesta sexta-feira, 26/01.
Criada há 40 anos com foco na área educacional, a instituição reconhece que “avanços na área de ensino à distância são importantes”, mas que em Arquitetura e Urbanismo “o espaço físico adequado é parte do processo de ensino e favorece o aprendizado”.
“Se dar sentido a espaços (físicos e reais) é o dever de ofício, como fazê-lo na virtualidade?” , questiona a entidade.
“Arquitetura e Urbanismo é um ofício que, da mesma forma que a Medicina e o Direito, entre outras importantes profissões, tem seu exercício regulamentado por relacionar-se com a preservação da vida e bem-estar das pessoas, da segurança e integridade do seu patrimônio, e da preservação do meio ambiente.
Por isso mesmo exige, em sua formação, acompanhamento não somente presencial, mas de forma muito próxima em atelieres, laboratórios, canteiros experimentais e outros espaços vivenciais, em uma relação professor-aluno bastante reduzida, o que definitivamente não pode ser alcançado em cursos oferecidos totalmente à distância. (Carta da ABEA)”
Leia a íntegra deste documento: Carta da ABEA
Publicado em 30/01/2017
Da Redação