[imagebrowser id=96]
Entre os meses de junho e agosto de 2016, o projeto CAU ITINERANTE percorreu 15 cidades do interior de São Paulo, que juntas concentram uma população superior a 3,2 milhões de habitantes.
A ação busca a aproximação com os profissionais que não contam com escritórios regionais do Conselho em seus municípios e que, portanto, precisariam se deslocar para alguma das dez sedes regionais próximas ou para a sede na capital paulista.
No referido período, foram atendidos quase 200 profissionais e realizadas mais de 100 coletas biométricas de dados nos municípios de Americana, Araçatuba, Araraquara, Arujá, Botucatu, Cruzeiro, Guaratinguetá, Guarujá, Guarulhos, Itapetininga, Matão, Mogi, Mirim, Ourinhos, Penápolis e Piraju.
A repercussão do projeto entre os arquitetos e urbanistas tem sido positiva. Em Americana e Mogi-Mirim, os profissionais ficaram satisfeitos com a iniciativa do Conselho em deslocar funcionários até o local, e perguntaram quando a ação iria retornar à cidade.
Em Botucatu, houve a solicitação de um futuro treinamento para o uso do SICCAU, algo que já vem ocorrendo em alguns municípios (veja abaixo). Em Guaratinguetá, a visita foi uma oportunidade para aumentarem seu conhecimento sobre o CAU/SP e atualizarem-se sobre as resoluções do CAU/BR e a valorização do exercício profissional.
Já em Arujá profissionais receberam orientação sobre a formalização de denúncias de irregularidades ao Conselho.
Um dia inteiro de prestação de serviços
No projeto CAU ITINERANTE, uma equipe de funcionários vai até a cidade e oferece durante um dia inteiro uma série de serviços: coleta biométrica de dados (necessária para a Identidade Profissional), orientação sobre a fiscalização do CAU/SP e atribuições privativas da Arquitetura e Urbanismo, bem como realiza a distribuição de material institucional, a exemplo do Código de Ética e Disciplina do CAU e da campanha em defesa da ética profissional.
Em algumas cidades, o Conselho oferece cursos (4 horas) ou minicursos (2 horas) sobre a operação do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), pelo qual é possível emitir RRTs (Registro de Responsabilidade Técnica) e solicitar CATs (Certidão de Acervo Técnico).
Neste mês de novembro, as cidades de São Roque e Olímpia já receberam as equipes do CAU ITINERANTE. As próximas cidades alvo do projeto serão divulgadas oportunamente pelo site oficial, redes sociais e através de e-mail aos arquitetos e urbanistas.
Publicado em 03/11/2016
Da Redação