O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou na manhã desta quinta-feira, 29/09, o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha como o vencedor da Medalha de Ouro Real 2017, reconhecendo a importância de suas estruturas e estilo brutalista para a arquitetura.
Segundo a presidente do RIBA e do comitê de seleção do Prêmio, Jane Duncan, o trabalho de Paulo Mendes da Rocha é revolucionário e transformador, além de ser incomum em comparação com as obras da maioria dos importantes arquitetos e urbanistas do mundo. “O trabalho de Mendes da Rocha tipifica a arquitetura brasileira de 1950: crua, robusta e lindamente ‘brutal’”, afirmou.
Para o Presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, “o prêmio é mais um reconhecimento importante do grande trabalho de Paulo Mendes da Rocha e de sua relevância na história da arquitetura brasileira”.
Além da Medalha de Ouro Real 2017, o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha conquistou o Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2016; o Prêmio Imperial 2016, este anunciado há algumas semanas; o Pritzker, em 2006; e o Mies van der Rohe, em 2000.
Publicado em 29/09/2016
Da redação