[imagebrowser id=90]
A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e o Grupo de Disciplinas de Paisagem e Ambiente do Departamento de Projeto da FAUUSP (GDPA – FAUUSP) realizaram o 4º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística, entre os dias 8 e 10 de setembro.
Nesse ano, o tema escolhido para o evento foi “Cidade Acolhedora” com objetivo de abordar os desafios urbanísticos de construir cidades mais inclusivas e conhecer a produção contemporânea para realizar um debate sobre a arquitetura paisagística e sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida das cidades.
O presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, participou da mesa de abertura do evento e da homenagem à arquiteta e urbanista Rosa Kliass, uma das fundadoras da ABAP. “Este Congresso marcou um importante momento com amplo debate sobre a arquitetura paisagista e a contribuição dos arquitetos e urbanistas para a melhoria dos espaços urbanos e das cidades, além de caracterizar a atuação dos arquitetos como verdadeiros produtores da arquitetura paisagística”, afirmou Belleza.
O Congresso teve a participação de mais de 500 profissionais e estudantes, marcando uma grande integração, pois “é muito importante para a arquitetura ter esse contato do profissional com aqueles que estão iniciando sua carreira. A pesquisa na área de paisagismo está muito avançada e o mercado não acompanha com a mesma rapidez. É importante que o estudante conheça as diferentes escalas e possibilidades da arquitetura paisagística. O evento em parceria com a FAU-USP foi uma grande oportunidade e experiência interessante para ambos”, completou Francine Sakata, coordenadora da ABAP.
Durante os 3 dias de evento houve a apresentação de projetos, pesquisas, exposição de trabalhos, palestrantes nacionais e internacionais, lançamento de livros e revistas, além das visitas técnicas por grandes obras paisagísticas de arquitetos e urbanistas renomados.
Publicado em 14/09/2016
Da Redação