As instituições de Arquitetura e Urbanismo brasileiras têm importância histórica, reconhecidas pela defesa de causas ligadas à profissão e à categoria e bandeiras nacionais, como a redemocratização do país e a defesa dos direitos políticos.
Essas instituições fizeram parte da luta dos profissionais pela constituição do CAU, e hoje compõem o Colegiado Permanente das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) em âmbito federal ou estadual. Esse colegiado funciona como instância consultiva para o CAU/BR e os CAU/UFs. Em São Paulo, o CEAU/SP se reúne bimestralmente na sede do CAU/SP na capital paulista.
Conheça as instituições abaixo, que compõem o CEAU/SP:
ABAP
O desenvolvimento, a divulgação e a valorização profissional da Arquitetura Paisagística no país são os objetivos da ABAP, fundada em 1976. Em setembro, na capital paulista, a entidade organiza o 4º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística, com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros.
ABEA
O ensino de Arquitetura e Urbanismo é o campo de atuação da ABEA desde 1973. Militando junto ao Ministério da Educação e Cultura, a Associação busca influenciar no processo de avaliação da qualidade do ensino superior e na definição das diretrizes curriculares para os cursos de Arquitetura e Urbanismo.
AsBEA
Também criada em 73, o foco da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura são as empresas, tendo por objetivo fomentar o desenvolvimento das atividades de AU e defender “os direitos e interesses coletivos de seus associados”. A entidade organiza um prêmio anual para selecionar os melhores projetos arquitetônicos, e lançou uma coleção de manuais sobre BIM e outros assuntos afins à AU.
IAB-SP
Rino Levi, Paulo Mendes da Rocha e Pedro Paulo de Melo Saraiva são alguns dos nomes que passaram pela Presidência do departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil, uma das mais antigas instituições da AU no país. Fundado em 1943, o IAB-SP tem por finalidade fazer “a defesa da profissão” e representar os arquitetos e urbanistas junto aos “poderes públicos, órgãos paraestatais e outras entidades culturas ou técnicas”.
SASP
Criado em 1971, o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo tem por foco a defesa dos direitos trabalhistas de arquitetos e urbanistas, bem como dos “interesses profissionais, sociais e políticos da categoria”. Uma de suas frentes de atuação são as campanhas salariais no setor público, local de trabalho de aproximadamente 15% dos profissionais de AU (conforme o censo de 2012 do CAU/BR).
Além das entidades acima, o Estado ainda conta com a Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (FAEASP).
FAEASP
Composta por duas centenas de associações de engenheiros, arquitetos e agrônomos distribuídas pelo Estado, a Federação tem uma atividade regular de palestras e cursos técnicos para atualização dos associados. É a entidade mais recente da lista: iniciou suas atividades em agosto de 1979, sendo a única a não fazer parte do CEAU/SP.
Publicado em 04/08/2016
Da Redação