O projeto do CAU/SP “Rio + Cidades” foi o foco da reunião entre autoridades dos municípios da Bacia do rio Paranapanema e representantes do Conselho, no último dia 15/06, em Piraju/SP.
Tomando como modelo a ser combatido o tratamento dado aos rios na capital paulista, a apresentação feita pelo Chefe de Gabinete da Presidência do CAU/SP José Eduardo Tibiriçá procurou demonstrar a potencialidade da região diante dos recursos naturais disponíveis e os desafios colocados para não repetir os erros do passado.
Participaram do encontro na Estância Turística de Piraju, o prefeito desta cidade Jair Cesar Damato e a prefeita de Ourinhos Belkis Fernandes, além de técnicos e representantes das cidades de Piraju, Avaré, Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos, Fartura e Ipaussu (bacias dos rios Paranapanema, Turvo e Pardo).
O vice-presidente do CAU/SP, Valdir Bergamini, além do chefe de Gabinete da Presidência, representou o Conselho no encontro.
Como próximos passos, os técnicos participantes devem levantar dados em seus municípios para a identificação de pontos de interesse que possam auxiliar na formulação de políticas ou de propostas de caráter regional. Também deve ser agendada uma nova reunião para o prosseguimento dos trabalhos.
O Paranapanema é um dos poucos rios de grande porte com baixo índice de poluição no Estado. A bacia deste rio abrange o sul de São Paulo e o norte do Paraná, totalizando 247 municípios (115 somente em São Paulo), e alcançando uma população de 4,68 milhões, segundo dados da Agência Nacional das Águas (ANA).
Publicado em 28/06/2016
Da Redação