O CAU/SP está acompanhando as investigações sobre a tragédia ocorrida em Diadema (Grande São Paulo), no último dia 15/06, quando uma igreja evangélica em reformas desabou. Uma mulher de 54 anos morreu e pelo menos duas pessoas ficaram gravemente feridas. O Ministério Público já instaurou um inquérito civil para averiguar as causas do acidente.
A Diretoria Técnica do Conselho solicitou à Secretaria de Habitação de Diadema o acesso integral aos documentos disponíveis a respeito da ampliação da Igreja Assembleia de Deus para apuração dos fatos ocorridos durante a execução da obra.
Para fins da Fiscalização do CAU/SP, foram requisitados o projeto aprovado, o RRT ou ART de projeto e responsabilidade da obra, Alvarás de demolição e construção e Comunicado de início da obra.
Além da rotina de fiscalização e do recebimento de denúncias, o CAU/SP conta com uma Comissão Especial para Análise de Acontecimentos de Repercussão Pública. No ano passado, o Conselho realizou diligência de fiscalização em outro sinistro na mesma cidade: o desabamento do estádio municipal José Batista Pereira Fernandes, em 07/11, quando três pessoas se feriram. Foi apurado na ocasião que não havia arquitetos e urbanistas envolvidos.
Publicado em 24/06/2016
Da Redação