Um dos principais compromissos do Grupo de Trabalho de Assistência Técnica do CAU/SP está relacionado à valorização da prestação de serviços à população de baixa renda, tema de fundamental importância também para o Conselho e direito garantido pela lei federal 11.888/2008 .
Nas diretrizes do GT, está a busca por conscientizar a sociedade e as instituições da categoria para que sejam respeitados o piso de remuneração para os serviços de Assistência Técnica definidos pela Tabela de Honorários do CAU/BR.
Como parte desses esforços para valorizar a atividade, o GT tem discutido em suas reuniões a criação e implantação do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) Social para Assistência Técnica, abrangendo levantamentos, laudo técnico, projeto, direção e fiscalização da obra.
Para 2016, a meta é apresentar a proposta aos membros do Conselho – em nível estadual e federal.
Trata-se também de detalhar as responsabilidades do profissional na execução dos serviços de Assistência Técnica, por meio de um laudo técnico com informações sobre habitabilidade, salubridade e estabilidade da habitação assistida.
Ainda no ano que vem, o GT pretende organizar um Seminário de Assistência Técnica, envolvendo os Grupos do CAU/SP vinculados aos temas de Habitação, Valorização Profissional, Patrimônio Histórico.
O alvo do Seminário é reunir especialistas e entidades dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios e do Estado e mobilizar esses agentes para implantação dos serviços e efetivação do direito à Assistência Técnica.
Prefeituras que já implantaram seus serviços, a exemplo de Suzano e São José dos Campos, devem ser convocadas para apresentar suas experiências na área.
O GT Assistência Técnica tem o arquiteto e urbanista Gerson Gomez como coordenador e os profissionais Adriana Paula Vieira Marcondes Morais, Caio Santo Amore de Carvalho, Daniel Alberto Catelli Amor e Valdemir Lucio Rosa como demais membros titulares. José Eduardo Rossato de Campos e Maxim Bucaretchi são membros substitutos.
Publicado em 02/12/2015
Da Redação