A cidade de São Paulo recebeu o prêmio “Reina Letizia de Accesibilidad Universal para Municipios Latinoamericanos”, em sua edição de 2015, pelo trabalho desenvolvido pela sua Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).
A Comissão foi criada em 1996 por sugestão de profissionais envolvidos com o tema, entre eles o Diretor Administrativo do CAU/SP, Luiz Fisberg, membro da CPA como representante do Conselho , e a conselheira Silvana Cambiaghi, atual coordenadora do GT Acessibilidade do CAU/SP e ex-coordenadora da Comissão. A CPA é um órgão colegiado da Prefeitura de São Paulo que “tem papel consultivo e deliberativo nos assuntos que incluem acessibilidade em edificações, logradouros, mobiliário urbano, transporte e comunicação”.
O prêmio Reina Letizia é concedido pelo governo espanhol e contempla iniciativas de desenvolvimento de “ambientes inclusivos”. Inicialmente focado em municípios espanhóis, a partir de 2009 a premiação abriu novas categorias para agraciar também cidades da América Latina e Caribe.
A capital paulista foi premiada na categoria de municípios latino-americanos acima de 100 mil habitantes. No ano passado, a intendência departamental de Rivera havia sido escolhida.
O Prêmio demonstra a importância do reconhecimento de que “arquitetura para todos” é fundamental nos projetos e que a difusão do conceito de “Desenho Universal” é também primordial para um grande número de pessoas que dependem destes avanços, incluindo todos aqueles impossibilitados, mesmo temporariamente, do pleno exercício físico de suas atividades.
Publicado em 10/11/2015
Da Redação