Até o dia 15/11, a população poderá opinar no processo de tombamento de dois patrimônios históricos do interior paulista: os complexos ferroviários de Bauru e Sorocaba.
A iniciativa é do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). A participação será permitida por meio de formulário online (disponível abaixo), em que o interessado deve anotar suas contribuições para o processo de tombamento.
Embora a consulta pública não seja obrigatória, a iniciativa do Condephaat parte do interesse em ouvir a sociedade nos casos em que as decisões podem ter impacto sobre o contexto urbano das cidades.
O Complexo Ferroviário de Bauru conjuga o encontro de três ferrovias: a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB), a Estrada de Ferro Sorocabana e a Companhia Paulista de Estradas de Ferro. A proposta de tombamento abrange, além do perímetro da ferrovia, edifícios de uso comercial e residencial bem como demais equipamentos.
“A Estação Central da EFNOB, projetada em 1934 e inaugurada em 1939, é a representação do auge do art -déco no interior paulista, e os conjuntos de moradias à beira da linha registram formas de morar próprias de segmentos de ferroviários, programas específicos de sua inserção no trabalho e espaço singular da ferrovia na malha urbana”, afirma a equipe do Condephaat, na proposta de tombamento.
O Complexo Ferroviário de Sorocaba é “o maior e dos mais completos conjuntos remanescentes da antiga Estrada Ferro Sorocabana (EFS), uma das principais ferrovias paulistas”.
À semelhança de Bauru, a proposta de tombamento inclui prédios e equipamentos da antiga ferrovia.
“O conjunto das Oficinas da EFS em Sorocaba, consideradas em seu tempo as maiores edificações do tipo na América do Sul, expressam fisicamente programas específicos de espaços racionais para o labor manual e de formação de mão -de – obra especializada, que contribuíram para a constituição do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI”, comenta o Conselho de Defesa do Patrimônio, no texto oficial.
Veja abaixo as propostas de tombamento e os formulários de participação online.
Complexo Ferroviário de Bauru
Conheça a proposta de tombamento
Acesse o formulário de participação
Complexo Ferroviário de Sorocaba
Conheça a proposta de tombamento
Acesse o formulário de participação
Publicado em 06/11/2015
Da Redação