A valorização de arquitetos e urbanistas enquanto profissionais com formação plena capaz de garantir a qualidade aos trabalhos realizados é a ideia central por trás das iniciativas do Grupo de Trabalho Exercício Profissional para 2015.
Um dos 14 GTs instituídos pelo Conselho em junho, seu plano de ação está pautado em três grandes eixos: a difusão da Tabela de Honorários do CAU/BR, a capacitação dos profissionais em face à norma NBR 15.575/2013, e a aplicação da Lei de Assistência Técnica (Lei 1888/2008).
“Neste ano, especificamente, vamos concentrar a nossa ação na difusão da Tabela de Honorários entre os arquitetos e, principalmente, entre os contratantes, através de oficinas de apresentação de seu conteúdo e realização de um tutorial com os participantes”, diz o arquiteto e urbanista Eduardo Sampaio Nardelli, coordenador do GT.
Confira o vídeo-treinamento gratuito sobre a Tabela de Honorários do CAU/BR
O evento inicial está previsto para ocorrer na capital paulista, sendo seguido por outros dez, em cada uma das sedes regionais do Conselho e em datas ainda por definir.
“No ano que vem, pretendemos realizar um programa de capacitação dos arquitetos quanto ao uso da Norma de Desempenho e desenvolver ações que viabilizem a aplicação da Lei de Assistência Técnica”, acrescenta.
A Norma 15.575 é voltada para a modernização da construção civil, com foco nas Edificações Habitacionais, e estabelecendo requisitos para sistemas estruturais, sistemas de pisos, de vedações verticais, de coberturas entre outros.
A Lei de Assistência Técnica visa assegurar “às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social”.
Além do coordenador Eduardo Nardelli, também fazem parte do GT os arquitetos e urbanistas Francisco Marsicano Guedes, José Armenio de Brito Cruz, João Carlos Correia e Maurilio Ribeiro Chiareti (membros titulares). Sergio Pastana Righetto e Roberto Nery são membros substitutos.
Publicado em 08/09/2015
Da Redação