Política Editorial da Revista Móbile

A Móbile é a revista do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, publicada desde 2014. Tem como objetivo principal contribuir para a valorização profissional e o fortalecimento do campo da arquitetura e do urbanismo e de suas áreas afins, compartilhando pesquisas, práticas, debates e projetos de relevância para a sociedade.

A revista Móbile, enquanto um dos meios de comunicação do CAU/SP, tem ainda o objetivo de divulgar as ações, campanhas e projetos desenvolvidos no âmbito do Conselho, da sua esfera nacional à regional, de modo a contribuir com a realização de seus objetivos estratégicos, e para tanto, é composta em parte por trabalhos produzidos pelo CAU/SP e seus convidados.

A partir de 2021, grande parte da revista passa a ser destinada também à publicação de trabalhos produzidos pela sociedade em geral, acadêmicos, profissionais do campo da arquitetura e do urbanismo e de áreas afins que desejem contribuir e divulgar na revista Móbile, o que será realizado através de um processo de Chamada Aberta de Trabalhos, lançado a cada edição.

A revista Móbile tem como foco em seus conteúdos esses três eixos temáticos principais: (1) o campo da arquitetura e do urbanismo; (2) a atuação profissional do(a) arquiteto(a) urbanista; (3) as atribuições, ações e projetos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. 

As abordagens dos conteúdos e a seleção dos trabalhos publicados na Revista prezam pela disseminação do conhecimento e a problematização de temas da atualidade que trazem questões e desafios que as cidades, a arquitetura e a sociedade nos impõem. Compreendemos a sociedade em toda a sua diversidade e pluralidade, e assim, buscaremos representá-la através de escolhas que atinjam e contemplem públicos e grupos sociais diversos.

A cada edição da revista Móbile, será lançada uma Chamada Aberta de Trabalhos que definirá temas, critérios e regras específicas de submissão.  Para os trabalhos submetidos através da Chamada Aberta de Trabalhos, a revista Móbile adota um processo de avaliação e seleção que conta com a participação do Comitê Editorial Executivo, de Pareceristas convidados e do Conselho Editorial.

Os critérios de avaliação e seleção de trabalhos adotados são os determinados nas definições da Política Editorial e da Chamada Aberta de Trabalhos de cada edição. Os trabalhos serão avaliados e selecionados em um processo de 3 (três) etapas, como descrito abaixo:

  1. O Comitê Editorial Executivo avalia inicialmente os trabalhos quanto ao cumprimento dos procedimentos e regras de submissão definidos na Chamada Aberta de Trabalhos da edição e aos critérios definidos na Política Editorial. Nessa etapa, serão também avaliados os aspectos relacionados à direitos autorais, plágio e qualquer violação de direitos.
  2. Após a avaliação prévia, o Comitê Editorial Executivo distribuirá os trabalhos aos Pareceristas para a avaliação às cegas (blind peer review). Na avaliação cega por pares, os pareceristas recebem os trabalhos sem qualquer identificação de autoria. A decisão editorial pela publicação, ou não, é tomada pelo Conselho Editorial ao final e de acordo com os pareceres recebidos. Os autores podem solicitar os pareceres sem a identificação de autoria dos avaliadores, e com a definição sobre a publicação ou não de seu artigo
    • Dos trabalhos de linguagem textual, os Pareceristas avaliam os seguintes aspectos:
      1. Abordagem dos eixos temáticos: (1) campo da arquitetura e do urbanismo; (2) atuação profissional; (3) atribuições, ações e projetos do CAU;
      2. Pertinência ao tema da edição;
      3. Originalidade e atualidade;
      4. Didática e acessibilidade;
      5. Título;
      6. Estrutura do texto;
      7. Redação;
      8. Pertinência e qualidade das imagens;
      9. Fontes bibliográficas.
    • Dos trabalhos de linguagem visual, os Pareceristas avaliam os seguintes aspectos:
      1. Abordagem dos eixos temáticos: (1) campo da arquitetura e do urbanismo; (2) atuação profissional; (3) atribuições, ações e projetos do CAU.
      2. Pertinência ao tema da edição;
      3. Originalidade e atualidade;
      4. Qualidade visual
    • Ao final, os pareceristas poderão emitir os seguintes pareceres:
      1. Favorável à publicação na versão impressa;
      2. Favorável à publicação na versão impressa, desde que consideradas as revisões apontadas;
      3. Contrário à publicação;
      4. Indicação para publicação no site da revista Móbile ou outro meio de comunicação do CAU/SP.
  3. Por fim, a seleção final dos trabalhos para publicação é realizada pelo Conselho Editorial, tendo em vista os pareceres e as recomendações feitas pelos Pareceristas e a avaliação prévia do Comitê Editorial Executivo. A aceitação final considerará, portanto, as seguintes instâncias:
      1. Aprovação prévia do Comitê Editorial Executivo;
      2. Recomendação favorável dos Pareceristas;
      3. Efetivação dos ajustes necessários pelos(as) autores(as);
      4. Aprovação do Conselho Editorial.
  •  

De periodicidade semestral (a partir de 2022), a revista Móbile é publicada em formato impresso e digital, que oferece acesso livre e gratuito através dos canais do CAU/SP.

A versão impressa da revista é distribuída aos(às) arquitetos(as) e urbanistas do estado de São Paulo, que estejam devidamente cadastrados no CAU/SP, e ainda às entidades parceiras, instituições governamentais e educacionais.

A revista Móbile está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição -Não Comercial 4.0 Internacional.

De acesso gratuito, a revista Móbile autoriza republicação de seus conteúdos desde que devidamente citada fonte e autoria.

O detentor dos direitos autorais é o autor do trabalho.

Os trabalhos publicados expressam única e exclusivamente as opiniões e conclusões de seus autores.

 

A revista Móbile tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações. Não será aceito nenhum tipo de trabalho que configure plágio ou qualquer outro comportamento antiético. Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/resources/guidelines).

5.1 Deveres dos Editores, do Comitê Editorial Executivo e do Conselho Editorial

  • Decisão de publicação. Decidir sobre quais trabalhos submetidos devem ser publicados são guiados pela Política Editorial da Revista Móbile definida pelo Conselho Editorial, assim como, o atendimento às exigências e às temáticas definidas na Chamada Aberta de Trabalhos de cada edição.
  • Edição. Adequar os textos originais ao seu padrão editorial, submetendo os artigos à revisão gramatical e de estilo.
  • Transparência e respeito. Avaliar os trabalhos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores.
  • Não divulgar qualquer informação sobre um trabalho submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais.
  • Divulgação e conflitos de interesse. Recusar avaliar trabalhos em que tenham conflitos de interesse, por questões colaborativas, competitivas ou outras ligações com qualquer um dos autores ou instituições ligadas aos trabalhos, devendo os editores apoiarem-se no Comitê Editorial Executivo para tais decisões.
  • Envolvimento e cooperação em investigações. Tomar medidas cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um trabalho submetido ou publicado.

5.2 Deveres dos Pareceristas

  • Confidencialidade e sigilo. Os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais, o parecerista não deve divulgar qualquer informação sobre o trabalho a outras pessoas. Os pareceristas devem manter em sigilo e não devem se utilizar, para proveito pessoal, de informações ou ideias obtidas por meio da leitura dos trabalhos;
  • Conflito de interesses. Os pareceristas devem recusar avaliar trabalhos em que tenham conflitos de interesse, por questões colaborativas, competitivas ou outras ligações com qualquer um dos autores ou instituições ligadas aos trabalhos, devendo reportar-se ao Comitê Editorial Executivo caso haja tais conflitos.

5.3. Deveres dos Autores

  • Responsabilidade. A revista Móbile não se responsabiliza pela redação, nem pelas ideias emitidas pelos colaboradores e autores dos trabalhos publicados. Ao submeter trabalhos para publicação, os autores devem estar cientes e concordar com todas as prerrogativas éticas colocadas pela Revista.
  • Normas. É responsabilidade do autor encaminhar trabalhos em acordo com as normas estabelecidas pela Revista, sob pena de não serem aceitos para publicação. O padrão de formatação tem por base as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • Autorização e divulgação. Ao submeter o trabalho, automaticamente o autor autoriza o CAU/SP a publicá-lo na revista Móbile impressa e digital, sob a licença CC-BY, e a divulgá-lo nos meios que considerar convenientes com a diretriz de livre acesso ao público.
  • Ineditismo e citação. A revista Móbile não exige ineditismo nos trabalhos, no entanto, a referência da publicação original deverá ser obrigatoriamente citada como fonte. O autor tem o direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo sempre citar a revista Móbile, a edição e o ano no qual seu trabalho foi publicado.
  • Fontes e Referências. Os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho. As apresentações das referências devem sempre obedecer às diretrizes normativas mais recentes da ABNT.
  • Plágio. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável, passível de não publicação.
  • Reprodução de documentos. Caso o trabalho reproduza documentos, imagens e/ou material legalmente protegido, cabe ao autor obter as autorizações e direitos de reprodução. É igualmente do autor a responsabilidade pelos danos decorrentes da ausência dessa medida.
  • Quando os autores descobrem um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação informar e cooperar com os editores para a correção do trabalho.

Informações e dúvidas, entre em contato com o Comitê Editorial Executivo pelo e-mail revista.mobile@causp.gov.br