CAU/SP

 

Manifesto do arquiteto(a)

O arquiteto(a) está em todos os cantos, em meio as grandes avenidas das cidades, no hospital, na padaria, na casa dos avôs ou do melhor amigo, está onde você ri ou chora, onde há um teto ou um céu aberto.

Está na construção de um templo religioso, ali, bem ali, onde uma família nasce, onde se aprende o que é fé, onde se vê a esperança daquela oração ser atendida. Onde se deixa a dor de um ente que se foi. Onde se acredita a existência de um ser maior.

Na habitação popular, no prédio de luxo, na regularização urbana. Na academia de todo dia, ou quase todo dia. Naquele restaurante do jantar em família, e no cinema de domingo. Está onde você aprendeu a escrever, e no parque onde aprendeu a andar.

O arquiteto está em todos os lugares, no calor de uma obra em construção, no frio e chuva de um imóvel ainda sem telhado, na responsabilidade de realizar o sonho, na conquista de mais um dia de trabalho, no pão de cada dia de uma família inteira. Nós estamos em todos os cantos e lugares do mundo, porque não há cotidiano sem um arquiteto.

Trabalho acompanhamento de obra / Arquitetura Religiosa – Execução de telhado da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus/SP. Crédito: Glaucia Pestana

 

Autora: Glaucia Pestana, arquiteta urbanista formada há nove anos, e há treze anos como Designer de Interiores. Trabalha com projetos de arquitetura, de regularização e na gestão de imóveis para congregações religiosas. Já trabalhou na regularização fundiária e com assistência técnica para habitação de interesse social.

 

Revista Móbile – edição nº 25 – Abril de 2023 – Conteúdo Digital