
A assinatura de um Termo de Cooperação entre o CAU/SP e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) foi uma das pautas centrais da reunião que aconteceu entre os dirigentes dos órgãos, na capital paulista, no último dia 24/08.
No encontro com o Secretário da SMPED, Cid Torquato, representaram o CAU/SP: o Presidente do Conselho, José Roberto Geraldine Junior, a coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU/SP e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da SMPED, Silvana Cambiaghi, e a Coordenadora Adjunta da Comissão de Acessibilidade do CAU/SP, Mel Godoy. Também participou a Secretária Executiva da CPA, Priscila Libonati.
O principal objetivo das ações que envolvem a aproximação dos órgãos é a sensibilização dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo nos conceitos do projeto de Acessibilidade e Desenho Universal. A produção de materiais e guias de orientação aos profissionais foi discutida, bem como a realização de eventos sobre o tema.
Durante a reunião, o Secretário Cid Torquato destacou a importância do apoio e difusão ao Selo de Acessibilidade Arquitetônica por parte das entidades ligadas à Arquitetura e Urbanismo. “Acessibilidade tem que ser vista como um bem, um valor. É a percepção de valor que vai mudar o quadro. Há uma questão técnica, mas ela é mais simples”, acredita.
O Presidente do CAU/SP lembrou que o Conselho está iniciando seu planejamento plurianual para o período 2019-2021. “Por isso, é muito interessante pensarmos desde já em ações conjuntas que possam ser desenvolvidas na promoção de uma agenda comum entre a SMPED e o Conselho nesse período”, ressaltou. Geraldine lembrou ainda que o CAU/SP tem sido procurado por prefeitos e gestores municipais que solicitam o apoio do Conselho em ações de capacitação dos técnicos nos Municípios relacionadas à acessibilidade e mobilidade urbana.
No próximo dia 06/09, acontece em São Paulo, no Sesc 24 de Maio, no centro da capital, o Seminário “O Impacto da LBI na Acessibilidade”. A atividade é gratuita e aberta aos interessados (saiba mais).
Publicado em 31/08/2018
Da redação