
Aconteceu na quarta-feira, 22/05, em São José dos Campos, o seminário “Em Defesa da Sociedade”, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros. Trata-se de uma atividade promovida pelo CAU/SP que visa a esclarecer sobre as atribuições, responsabilidades e funções preventivas da fiscalização no trabalho dos arquitetos e urbanistas.
Profissionais, representantes de empresas de arquitetura e urbanismo, de associações e entidades de classe, além de interessados no tema, lotaram o auditório da AEASJC – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos para assistir às palestras.
O Presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, abriu o seminário apresentando o Conselho paulista, falando da importância de sua criação e de seu papel orientador e fiscalizador da profissão.
A Diretora Técnica do CAU/SP, Marcia Mallet, proferiu palestra sobre a importância do Registro de Responsabilidade Técnica – RRT, a natureza do documento, suas modalidades, detalhou o preenchimento dos RRTs, de forma a auxiliar e assegurar ao profissional que seu trabalho será registrado de forma correta. Márcia aproveitou a oportunidade para evidenciar as vantagens do Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU -, especialmente porque esse sistema unificado online permite que o arquiteto e urbanista atue em todo o país. “O SICCAU permitirá também que o profissional coloque na ‘área pública’, no ‘espaço arquiteto’, os seus trabalhos mais relevantes”, completou.
Na sequência, o Tenente Nilander apresentou o funcionamento do Corpo de Bombeiros, os processos e procedimentos e explicou sobre a implantação e utilização do sistema “Via Fácil”, que trouxe agilidade e transparência na aprovação de projetos. Demonstrou que um dos principais destaques do novo sistema será a possibilidade fazer o upload do projeto que auxiliará o Corpo de Bombeiro no combate a sinistros em tempo real. Esclareceu dúvidas sobre o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, falou sobre a centralização das análises e sobre as principais questões relacionadas a não-conformidade, que prejudicam a segurança de um empreendimento.
O evento foi bastante prestigiado. Destaque para a participação do Major Silva, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Vale do Paraíba, do Diretor Administrativo do CAU/SP, Gerson Mendes, do conselheiro do CAU/SP, Paulo André C. Ribeiro, da Gerente Regional São José dos Campos, Giuliana Fiszbeyn, e do presidente da AEASJC, Carlos Vilhena.
Da redação