Seminário aborda práticas de planejamento urbano para áreas em conflito – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Seminário aborda práticas de planejamento urbano para áreas em conflito

Publicação

28.02.2019

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Seminário aborda práticas de planejamento urbano para áreas em conflito

 

Mesa do seminário “Planejamento Alternativo” realizado na capital paulista com o apoio do CAU/SP entre os dias 19 e 21. Imagem: Instituto Pólis.

Entre os dias 19 e 21/02, o Instituto Pólis realizou um seminário nacional sobre “Planejamento Alternativo”. Ocorrido na capital paulista, o evento recebeu apoio do CAU/SP por meio de parceria de fomento.

O seminário teve por objetivo profundar o debate teórico e prático sobre a atuação de arquitetos e urbanistas –e outros profissionais– em novas formas de planejamento territorial, que envolvam diretamente moradores locais de áreas em algum tipo de conflito com o poder público.

A discussão prática ficou por conta das experiências de quatro cidades brasileiras: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. Foram apresentados relatos de moradores locais e de arquitetos e urbanistas que vem atuando junto a essas áreas.

As práticas alternativas apresentadas e discutidas nos dias 19 e 20 mostraram trabalhos de assessoria, planos populares e projetos compartilhados e elaborados junto à população local de territórios em disputa.

No dia 21, o seminário foi encerrado com uma programação de oficinas práticas que abordaram os temas da assessoria técnica, da mobilização e participação, e das possíveis interfaces entre o planejamento alternativo e as políticas públicas.

Os dois primeiros dias de seminário foram transmitidos ao vivo pela internet e estão disponíveis no canal do Instituto Pólis.

Os resultados das discussões e dos trabalhos realizados serão sistematizados em uma publicação digital, produto da mesma parceria de fomento do CAU/SP.

O seminário foi um dos projetos escolhidos para receber suporte financeiro do CAU/SP –por meio de Edital de Parcerias de 2018 — para apoiar iniciativas que promovam e divulguem conhecimento técnico, científico e cultural em Arquitetura e Urbanismo.

 

O vice-presidente do CAU/SP, Valdir Bergamini, participa da abertura do evento. Imagem: Instituto Pólis.

Publicado em 28 de fevereiro de 2019
Da redação, com informações do Instituto Pólis

Publicação

28.02.2019

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo