São Paulo lidera recuperação do mercado nacional de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

São Paulo lidera recuperação do mercado nacional de Arquitetura e Urbanismo

Publicação

05.07.2019

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

São Paulo lidera recuperação do mercado nacional de Arquitetura e Urbanismo

Estado de São Paulo tem cerca de um terço da população nacional de arquitetos e urbanistas. Imagem: Wikimedia Commons.

O Estado com a maior população de arquitetos e urbanistas do Brasil puxou a recuperação do mercado profissional em 2018, com um crescimento de 9% no volume de RRTs (Registro de Responsabilidade Técnica) emitidos no ano passado.

No país, o crescimento desse indicador foi de 5,4%, conforme registra o CAU/BR na recém-publicada edição de 2019 do “Anuário de Arquitetura e Urbanismo”, que reúne as estatísticas do setor em nível nacional.

A taxa de crescimento do nível de atividade paulista é a maior desde 2015, quando o CAU/BR registrou um acréscimo de 14% para o Estado.

Por área de atividade, os campos de trabalho mais exercidos pelos arquitetos e urbanistas em São Paulo – Projeto e Execução— apresentaram incremento de 6% e 13%, respectivamente, no montante de RRTs emitidos (veja tabela abaixo).

A terceira categoria mais exercida – Atividades Especiais – teve um aumento de 10%.

Esta área, conforme a Resolução Nº21, abrange as atividades técnicas de Assessoria; Consultoria; Assistência Técnica; Vistoria; Perícia; Avaliação; Laudo Técnico; Parecer Técnico; Auditoria; Arbitragem e Mensuração.

Atividades ligadas à Engenharia de Segurança do Trabalho (3.788 RRTs emitidos) apresentaram um aumento expressivo em 2018: 28%, a segunda maior taxa. O incremento na emissão de RRTs foi muito maior (78%) na área de ensino e pesquisa, mas sobre uma base muito menor: somente 91 RRTs.

O Anuário também destaca o crescimento populacional do Estado, com 7% a mais de arquitetos e urbanistas registrados – 53.577, um terço da população nacional de arquitetos e urbanistas.

Entre 2014 e 2018, houve um crescimento de 28%, pouco abaixo do aumento da população profissional em todo o país (34%) para o mesmo período.

O Anuário do CAU/BR ainda revela que segue inalterada uma característica do mercado de trabalho paulista: sua concentração geográfica — somente a Região Metropolitana de São Paulo concentra 51% da atividade total do Estado.

Saiba mais:

Arquitetos e urbanistas realizaram 5,4% mais atividades em 2018

 


Publicado em 05/07/2019

Da Redação

Publicação

05.07.2019

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
24.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo