São Paulo 464 anos: “arquitetos e urbanistas são essenciais para a cidade” – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

São Paulo 464 anos: “arquitetos e urbanistas são essenciais para a cidade”

Publicação

26.01.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

São Paulo 464 anos: “arquitetos e urbanistas são essenciais para a cidade”

Centro de São Paulo

A falta de planejamento urbano é frequentemente apontada como uma das principais responsáveis pelos problemas enfrentados nas grandes cidades e, em especial, em São Paulo. Ao contrário do que possa parecer, entretanto, a capital paulista, que nesta semana completou 464 anos, não sofre simplesmente por falta de planejamento.

“Foram dezenas de planos ao longo de sua história. Muitas pessoas pensaram sobre esta cidade. Diversos prefeitos desenvolveram seus projetos de mobilidade, planos diretores, planejamentos regionais ou direcionados aos recursos hídricos”, acredita o Presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior.

Segundo Geraldine, o desafio desta metrópole está ligado ao necessário e premente envolvimento de técnicos, gestores e profissionais de Arquitetura e Urbanismo nas questões da cidade, que partem dos gargalos dos adensamentos e passam, entre outros pontos, pela urgente ampliação da assistência técnica para habitações de interesse social – tema sensível e da maior importância.

“O fato é que São Paulo sofre, na verdade, com a ausência da atuação de arquitetos e urbanistas nos mais diversos setores. São esses profissionais que têm as melhores condições para encontrar boas soluções para os problemas habitacionais, para apontar novos paradigmas em projetos de mobilidade urbana, para qualificar a ocupação do território e para promover, com qualidade, uma verdadeira renovação urbana”, ressalta.

Para o Presidente do CAU/SP, “a cidade de São Paulo não somente precisa como merece uma atenção maior dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo para continuar sendo a maior potência da América Latina”.

O estado de São Paulo conta hoje com cerca de um terço dos profissionais do país e metade deles atua na capital. “Por isso”, pontua o Presidente, “desejamos que São Paulo encontre o caminho do desenvolvimento, com o devido apoio profissional dos arquitetos e urbanistas, para continuar sendo a bela cidade que é”.

 

 

Publicado em 26/01/2018
Da redação

Publicação

26.01.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo