Revista Móbile #14 traz novas seções e aborda BIM na matéria de capa – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Revista Móbile #14 traz novas seções e aborda BIM na matéria de capa

Publicação

11.10.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Revista Móbile #14 traz novas seções e aborda BIM na matéria de capa

Além de inovações no projeto gráfico, a mais recente edição da Revista Móbile apresenta uma série de novas seções para os leitores.

Logo na abertura da revista, o arquiteto e urbanista vai poder conferir a seção “Na ponta do lápis”, que tem por foco destacar croquis, sejam de obras consagradas ou novos projetos. Nesta edição, o “Aquário do Pantanal”, um projeto de Ruy Ohtake para Campo Grande/MS.

Em expansão no mercado, a tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção, na sigla em inglês) é o assunto principal da matéria de capa. Arquitetos e urbanistas discutem os percalços para adoção dessa ferramenta e suas perspectivas.

CLIQUE AQUI e acesse a versão digital da Revista Móbile #14

Na seção “Bate Papo”, o foco é a trajetória pessoal e profissional do arquiteto e urbanista Nelson Dupré. Entre outras realizações, Dupré foi responsável pelo projeto para restauração da antiga estação ferroviária Júlio Prestes e sua conversão na “Sala São Paulo” na capital paulista.

A seção “Arquitetura Paulista” ganhou mais uma página, o que permitiu dar maior destaque à obra e um texto que acrescenta contexto histórico, pessoal e arquitetônico. Na Móbile #14, o destaque é o Teat(ro) Oficina, um projeto de Lina Bo Bardi (1914-1992) e Edson Elito no bairro paulistano do Bexiga.

As seções “Exercício Profissional” e “Legislação e Ética” tratam, respectivamente, de um alerta sobre aos riscos dos projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, que afetam as atribuições privativas dos arquitetos e urbanistas, e do Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, com observações sobre seus principais dispositivos e com comentários do arquiteto e urbanista João Honorio de Mello Filho.

Outro destaque deste número é a seção “Arquitetura no Mundo”. Foram reservadas oito páginas para abordar em profundidade os estilos arquitetônicos e realizações da Rússia, ainda pouco conhecidos no país.

Alguns espaços já consagrados nas edições anteriores seguem aperfeiçoados: foram convidados especialistas para debater um tópico importante em seu campo de atuação –neste número, o uso de jardins suspensos pela arquitetura paisagística.

Por fim, a editoria de opinião “Ponto de Vista” conta com a contribuição do arquiteto e urbanista Ciro Pirondi, diretor da Escola da Cidade, que trata do futuro da profissão.

Veja outros destaques:

  • Ouvidoria: os empecilhos impostos pela burocracia excessiva e os caminhos para a desburocratização;
  • Concurso: os projetos vencedores para o Ágora Tech Park em Joinville/SC.

 

 


Atualizado em 15/10/2018

Da Redação

Publicação

11.10.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo